Foi de forma lúdica e animada que a criançada das séries iniciais da escola municipal de Ensino Fundamental Irmão Quintino descobriu, no mês passado, a importância dos principais cuidados com o sol. Elas receberem gibis da turma da mônica ofertadas por laboratório, ilustrada com uma história voltada à prevenção do câncer de pele, protetores solares. Os pequenos participaram de uma conversa com estudantes de medicina da universidade franciscana e se deliciaram com sorvetes da Santino Gelatto em uma manhã de verão.

Todo esse trabalho educativo é fundamental, ainda mais nesta época do ano quando as crianças têm uma exposição maior aos raios solares, afinal, quando a proteção não é adequada, podem surgir doenças como o câncer de pele – o câncer mais frequente no Brasil e corresponde a cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados no país.

A atividade da qual os alunos da Irmão Quintino participaram faz parte de um projeto desenvolvido pela dermatologista e professora da UFN Tanise Schorn e integra o Dezembro Laranja, campanha nacional de conscientização sobre o câncer de pele desenvolvida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

– Uma das missões do dermatologista é difundir, ampliar o conhecimento da comunidade em relação ao cuidado com a pele, não somente o protetor solar, mas todos os cuidados em relação a ela, então, esse é um projeto que me traz uma grande realização profissional. Me realizo quando vejo meus alunos engajados, e também as crianças fazendo perguntas sobre o tema – afirma Tanise.

A campanha da Sociedade Brasileira de Dermatologia é realizada desde 2014, e Tanise iniciou as atividades do Dezembro Laranja na cidade em 2020. Ela busca mostrar a importância da prevenção e alertar sobre os sinais que podem indicar câncer. Com a chegada do verão, os cuidados devem ser redobrados, já que a radiação ultravioleta é o principal fator de risco desse tipo de câncer. 

– Desde 2020, trabalhamos com alunos da graduação a partir do sexto semestre. Primeiro, íamos até os hospitais, fazíamos aulas com os colaboradores, sobre lesões de pele e distribuíamos protetores solares. Naquela época, optamos pela campanha dessa forma porque estávamos em um período de pandemia.  No ano passado, com a reabertura dos clubes, fomos até a sede de um deles e abordamos as pessoas que estavam tomando banho de sol. Agora, partimos para a foto educação com as crianças – explica Tanise.

A médica e os estudantes que participam do projeto apostam nas crianças como aliadas para prevenir o câncer de pele também nos adultos. Como acontece com outras campanhas, as crianças acabam se transformando não só em pessoas mais informadas, mas também influenciando pais ou responsáveis. Isso é fundamental, afinal, a pele é o maior órgão do nosso corpo e, desde a infância, acumula toda a radiação que recebemos.

– Geralmente, a partir dos 40 anos, os carcinomas começam a aparecer com mais frequência. Por isso, quando as crianças estão atentas, elas não só se cuidam desde cedo, mas também alertam os adultos quanto aos riscos da exposição sem proteção ao sol – afirma a médica.

A campanha desenvolvida por Tanise não é direcionada somente aos estudantes que irão seguir na área de dermatologia. Quando criou o projeto, ela já pensava nele como uma forma de que todos os estudantes de medicina aprendessem pelo menos os cuidados básicos para evitar o câncer de pele.

– É muito gratificante ver os alunos engajados, e também é maravilhoso para eles que veem a comunidade se interessando, marcando seus exames dermatológicos. É uma troca muito interessante – comenta Tanise.


O USO DE PROTETOR SOLAR É DICA QUENTE DA PERSONA PARA O ANO TODO, NÃO SÓ NO VERÃO. PARA PROTEGER O ROSTO, POR EXEMPLO, É NECESSÁRIO MEIA COLHER DE CHÁ, O CONTEÚDO DESSA AMOSTRA. MAS LEMBRE-SE: NUCA E PESCOÇO NÃO ESTÃO IMUNES À RADIAÇÃO – USE FILTRO NELES. MANTENHA SUA PELE SAUDÁVEL!


Por: Marilice Daronco