Motivos não faltam para que o sicredi, instituição financeira cooperativa que já conta com 6 milhões de associados no brasil comece 2023 com o pé direito, ou melhor ainda, com os dois pés dando passos bem importantes para projetos na região central do estado.

Em primeiro lugar, em 2022, o Sicredi completou 120 anos, um marco e tanto para a consolidação da credibilidade da instituição, que demonstra como o projeto da primeira cooperativa de crédito do país deu certo a ponto de, cada vez mais, estreitar a sua ligação com as comunidades onde atua. Além disso, pelo quarto ano consecutivo, o Sicredi liderou o ranking das maiores empresas do Rio Grande do Sul em pesquisa divulgada pela Revista Amanhã e PwC. E não para por aí, pois a cooperativa foi premiada com a quarta colocação como a melhor empresa para trabalhar na categoria Instituições Financeiras - Cooperativas de Crédito pela GPTW (Great Place to Work). O ranking é publicado anualmente e premia as melhores empresas para trabalhar em âmbito nacional, regional, setorial e temático.

Para completar esse ano tão especial, em Santa Maria, aconteceu, em 19 de dezembro, a inauguração da nova agência de Camobi.

Presente no bairro há três décadas, as novas instalações são um marco para o Sicredi. O espaço, que fica na Avenida Envandro Behr 6.105, é amplo, conta com estacionamento, área de convivência, bicicletário, e é pet friendly. As novas instalações contemplam a ideia de ampliar o espaço, otimizar o atendimento e, principalmente, melhorar a experiência dos associados na unidade de negócio.

Para a regente da agência, Quelen Braido, não se trata apenas de uma mudança de local, e sim, de relacionamento com os associados atendidos pela agência e também para a prospecção de futuros associados.

– Hoje, o bairro Camobi é maior do que muitas cidades, e é onde se localiza a UFSM, que tem uma população de jovens muito grande. Eles se relacionam muito com os bancos digitais, e a nossa proposta é oferecer todas as soluções que qualquer outro banco digital tem, mas enquanto cooperativa trazer isso de uma forma muito mais próxima, mais relacional. Por isso, podemos dizer que é outra agência, com o mesmo propósito de relacionamento, mas com um formato de se relacionar diferente. Nessa agência, a gente não terá o fluxo de numerário internamente, então haverá mais espaço para conversas, para planejamento financeiro, uma sala de coworking para emprestar para a comunidade a qualquer momento, sem custos – explica a gerente.

As comodidades da agência foram projetadas pensando nas necessidades do bairro e nas características próprias dele.

– Esse é um bairro com dinâmica própria, temos muitos empreendedores que estão conosco, e que mereciam uma agência integrada com as suas necessidades. Estamos crescendo e a nossa expectativa é, em 2023, atingir um número histórico de 100 mil associados, o que será uma marca para nós – afirma Luiz Alberto Lopes, diretor Executivo do Sicredi na Região Central do Estado.

Para o presidente do Conselho de Administração do Sicredi, Pedro Ubiracy Dias Ferreira, algo a se comemorar é que a cooperativa segue conseguindo dar continuidade ao seu grande propósito que é de estar presente na comunidade.

– Estarmos presentes nas comunidades faz toda a diferença, ainda mais como está acontecendo aqui em Camobi, com esse novo modelo de agência, com possibilidade de receber as pessoas, com bicicletário, aproveitamento da água da chuva, questões importantes para nós porque envolvem algo que consideramos muito importante, a qual é a sustentabilidade. A vontade de ajudar a comunidade é a mesma, mas com uma proposta e uma estrutura novas – concluiu Ferreira.


Por: Marilice Daronco