O dia 6 de janeiro de 2023 não corresponde ao aniversário da Lumenk, uma das maiores empresas do setor de energia solar do Estado. No entanto, ele ficou marcado para sempre na história do empreendimento como o momento em que foi preciso uma mudança radical para reagir a um declínio do mercado, restabelecer sua saúde financeira e conseguir chegar com força total para seus novos desafios.

Naquela data, uma mudança na legislação que trata da questão da energia solar, mais especificamente na Lei 14300, causou uma série de dificuldades para as empresas que trabalham no setor. Para muitas delas, o negócio se tornou insustentável. Sobreviver nesse cenário tão difícil exigiu uma estratégia sólida, e para decidir qual seria ela, foi preciso uma habilidade em repensar rapidamente o negócio. Foi por conta dessa capacidade de se reinventar que a Lumenk conseguiu não só sobreviver, mas equilibrar suas finanças a ponto de começar a construir um capítulo ainda mais pulsante da sua história.

– O mercado teve uma queda absurda e a empresa sofreu muito com isso. Chegaram a dizer que a Lumenk tinha quebrado, ou mesmo entrado em recuperação judicial, mas isso não é verdade. A empresa nunca quebrou. O que tivemos de fazer foi pisar no freio e adotar uma série de medidas para recuperar a nossa saúde financeira e voltar com ainda mais força – explica um dos sócios da empresa, Marcus Vinicius Wagner Pinto.

Os cortes não foram pequenos. Foi preciso desligar 150 colaboradores, vender 82 dos 113 veículos, as oito unidades espalhadas pelo Rio Grande do Sul foram fechadas, mantendo-se aberta apenas a matriz de Santa Maria. Todos os custos foram revistos e baixaram de cerca de R$ 2,8 milhões para 250 mil. Um golpe e tanto para Marcus e Carlos Arthur Tauchert, os dois sócios que tinham acabado de abrir uma unidade em Porto Alegre e de ampliar a sede de Santa Maria para um pavilhão muito mais amplo.

– Foi tudo muito difícil, e as decisões precisaram ser tomadas de forma assertiva e rápida, mas, hoje, a nossa empresa oferece um serviço tão capacitado que nenhuma outra do setor é capaz de entregar igual. Nenhum cliente que entra em contato deixa de ser atendido e o grau de segurança que oferecemos é um grande diferencial no mercado – orgulha-se Marcus.

Atualmente, a Lumenk conta com 46 colaboradores, mais de 6 mil clientes atendidos, mais de 90 MWp instalados e cerca de 5,9 mil obras entregues. Além disso, já conseguiu reduzir sua dívida em 80% com as adequações que adotou.

– Tivemos de dar alguns passos atrás, para podermos dar muitos passos mais seguros para frente. Hoje, a dívida que temos é perfeitamente administrada. E o melhor de tudo é que nos mantemos em uma posição de liderança, somos a empresa com mais sistemas conectados no Estado – afirma Marcus.

CONSCIENTIZAÇÃO DOS CLIENTES

Um dos novos projetos realizados pela empresa visando um futuro mais próspero é um trabalho de conscientização dos clientes sobre os equipamentos que adquirem. Segundo a Lumenk, muitas pessoas nunca se atentaram para a necessidade de manutenção dos equipamentos que compraram.

– Quando uma pessoa compra um carro, ela chega à concessionária com uma boa ideia de qual é o modelo que ela quer, qual será o uso do veículo e sabe que, de tempos em tempos, ele precisará de revisão. Com o equipamento de energia solar, o pensamento não pode ser diferente, é necessário manutenção para o melhor desempenho e durabilidade – explica.

Para conseguir conversar com os clientes sobre a importância desses serviços, os colaboradores da empresa estão entrando em contato com cada um deles para que, ao conhecer mais sobre os serviços contratados, possam usufruir do máximo benefício deles. Para que isso seja possível com a qualidade esperada, antes de realizarem o trabalho, os colaboradores passaram por um período de treinamento. Um investimento pensado no que a Lumenk espera para seu futuro: cada vez mais ser líder no setor em que atua e lembrada pela qualidade que oferece.

Este ano, a Lumenk, que foi fundada em 2018, está chegando ao seu sexto ano de atividades. Justamente por ser uma empresa jovem, a maturidade com que as decisões foram tomadas em um momento tão difícil chama atenção.

– Temos muito orgulho de tudo que construímos até aqui e o respeito é enorme por cada cliente. Nesta época de crise climática, quando muitos deles precisaram acionar seguros, o nosso diferencial se sobressaiu. Temos com segurança todos os contratos assinados por cada um deles. Contamos com acesso seguro a toda a documentação de cada uma das pessoas que confia no nosso trabalho. Para que isso seja possível, contamos com sistema próprio de armazenamento de dados. Desde que abrimos a empresa sempre quisemos que ela se diferenciasse no mercado pela sua qualidade, e o produto que oferecemos sempre foi assim, e isso nos orgulha muito – diz Marcus.

Com uma equipe menor nas ruas e com menos unidades abertas no estado, as vendas, naturalmente, diminuíram. Para se ter ideia, dos 67 vendedores que trabalhavam na rua, hoje em dia, somente 15 estão em atuação. No entanto, as equipes técnicas são todas próprias, o que garante mais agilidade e qualidade nos serviços especializados. Mesmo com as dificuldades do ano passado, em 2023, a empresa executou 724 obras. Já nesses cinco primeiros meses de 2024, foram 190 obras realizadas.

– Em 2023, tivemos uma queda de 86% no nosso faturamento, e, agora, com a tragédia climática, evidentemente as vendas novamente caíram. Sabemos que muitos negócios que estávamos prestes a fechar não serão mais possíveis neste momento, porque muitas pessoas perderam o poder aquisitivo. No entanto, os clientes residenciais, cada vez mais, reconhecem a importância da energia limpa – analisa o sócio da Lumenk.

Quando reflete sobre este cenário de transformações, Marcus atribui boa parte das dificuldades pelas quais as empresas têm passado ao fato de a energia solar ainda ser um assunto relativamente novo. Ele acredita que são as empresas que conseguirem se reinventar e se adequar aos novos tempos que irão sobreviver nesse mercado tão disputado.

– Na verdade, já vimos muitas empresas, mesmo com a estrutura bem menor do que a que tínhamos, fecharem as suas portas por não conseguirem sobreviver à crise que foi enfrentada no ano passado. Felizmente, nos reorganizamos a tempo e com a seriedade necessária. Já estamos contratando novas pessoas, comprando novos veículos, ampliando projetos. Trata-se de uma nova fase para a Lumenk – comemora Marcus.

A partir da sua retomada estratégica, a empresa também está procurando mostrar que dentro do seu portfólio há muito mais do que apenas energia solar. Na verdade, a Lumenk oferece desde projetos elétricos até um CRM próprio, criado por programadores contratados pela empresa. Sua missão é justamente viabilizar projetos e soluções inovadoras em energia, proporcionando satisfação, resultados e eficiência energética.

– A expectativa é de que ele traga muitos benefícios para o mercado. Devemos começar a comercializar a nova plataforma a partir de agosto – adianta Marcus.

A nova fase da Lumenk assinala também objetivos bem audaciosos, como estar entre as empresas de energia solar mais ágeis do Brasil até o final de 2024. Para quem conseguiu superar tantas adversidades e começar a trilhar um caminho ainda mais seguro a partir da crise que enfrentou, não há motivos para duvidar de que, em breve, a notícia será que a empresa conseguiu atingir tal patamar de qualidade.