O avanço maxilomandibular deve ser oferecido a pacientes com projeção esquelética insuficiente, que estão pensando em melhorar a aparência facial, além de apenas corrigir um problema de má oclusão. Este “facelift reverso” fornece mais suporte aos tecidos moles, resultando em rejuvenescimento da face média e inferior.

Além do componente gorduroso, a perda de volume é consequência da contínua remodelação  óssea do esqueleto facial ao longo do tempo, com as alterações mais extensas por

volta dos 50 anos, tanto em homens quanto em mulheres. Um pilar importante em nossa área é a cirurgia ortognática, pois  é o cirurgião bucomaxilofacial que realiza a cirurgia de “lifting facial reverso”. Essa cirurgia promove a projeção esquelética da maxila e/ou da mandíbula e do mento. Com isso, ocorre o avanço dos ossos, da musculatura, dos tecidos e dos tendões inseridos, melhorando a aparência facial e, ainda, aumentando o Espaço Aéreo Faríngeo, servindo também como tratamento cirúrgico para pacientes com Síndrome da Apneia Obstrutivado Sono e ronco.

 
Saiba como proceder se você precisa deste tratamento: o primeiro passo é procurar um ortodontista, que vai realizar anamnese, exame clínico da sua face e da oclusão. O ortodontista vai solicitar documentação ortodôntica completa, para realizar o diagnóstico e preparar um plano de tratamento em conjunto com um cirurgião bucomaxilofacial habilitado a realizar cirurgia ortognática. Na maioria das vezes, é necessário realizar uma fase de tratamento ortodôntico antes da cirurgia, para prepararo arco maxilar e mandibular  para a nova posição destes ossos.

POR:
OLGA BERGER
@olgabergerortodontia