A condição denominada lipedema pode ser erroneamentenconfundida com a obesidade, devido à aparência disforme e desproporcional dessas áreas em relação ao restante do corpo. Podem estar associadas, pois a própria obesidade é um fator causal para o lipedema; no entanto, esta condição não é apenas uma questão de gordura localizada; é uma patologia complexa, que requer atenção multidisciplinar especializada. Nos nossos casos, costumamos trabalhar em conjunto com colegas endocrinologistas, nutricionistas, nutrólogos, educadores físicos, fisioterapeutas e estetas.


São muitos os casos de lipedema. Temos estudos estimando que uma em cada dez mulheres em todo o mundo possa ter a doença. No Brasil, cerca de cinco milhões de mulheres podem estar convivendo com o lipedema, muitas vezes sem sequer saberem disso. No entanto, a conscientização sobre essa condição é limitada, o que faz com que muitos casos passem despercebidos, inclusive por equipes mais especializadas.


Apesar de crônico, o lipedema é controlável. Ressaltemos que não há cura para o lipedema, os tratamentos visam estabilizar a doença, não a deixando progredir, e devolver qualidade de vida. A chave para obter esses resultados positivos é o diagnóstico precoce, que permite o início do tratamento adequado, evitando o agravamento do quadro, uma vez que condições como ganho de peso, estresse e alterações hormonais podem piorar muito a situação de quem já sofre com esta condição.

O diagnóstico e as orientações do tratamento são realizados, em geral, por um cirurgião vascular, uma vez que os principais diagnósticos diferenciais – varizes/linfedema – são causas vasculares. Na Geneva, somos pioneiros no tratamento minimamente invasivo e multidisciplinar dessa
condição, oferecendo uma abordagem inovadora, que combina tecnologia de ponta com uma equipe de profissionais altamente qualificados.

 
O tratamento não-invasivo com o uso de técnicas combinadas traz resultados excelentes na diminuição do volume de gordura: nossas pacientes relatam diminuição dos sintomas desde a primeira sessão.


precisas e para situações especificas. Também sempre deve ser realizado o acompanhamento e o tratamento multiprofissional, preferencialmente por profissionais com experiência e/ouinteresse neste assunto.




----

POR: 
ANDERSON KAHLBECK
@clinicageneva

 ​
CIRURGIÃO VASCULAR
CRM RS 36530 | RQE Nº: 32787
ATUA NAS ÁREAS DE CIRURGIA ARTERIAL,
ENDOVASCULAR, VENOSA E TRATAMENTOS
MINIMAMENTE INVASIVOS PARA VARIZES E LIPEDEMA.