O mercado de secondhand (segunda mão, na tradução para o bom português) ganha força, principalmente no mercado de luxo com
o apelo da sustentabilidade que norteia o hábito de consumo das pessoas. Vestuário e acessórios estão entre os itens mais consumidos por quem busca produtos de qualidade, com uma vida útil longa, em bom estado de conservação e que possam ser adquiridos a preços atrativos. Tudo isso começou porque a indústria da moda está enfrentando sérios dilemas ambientais: com frequência, produtos químicos perigosos são usados e descartados em nosso
meio ambiente, causando danos aos ecossistemas e às pessoas. Um grande volume de fibras, matéria-prima mais importante do setor,
é levado a aterros ou incinerado depois de usado como vestuário.

Apesar de o setor se preocupar com essas questões, as mudanças estão acontecendo lentamente. Mas, nesse cenário, onde entra a “moda circular”?
Comprando de brechós, alugando e trocando peças, é possível diminuir o impacto socioambiental da indústria, uma das mais poluentes do mundo. Por isso, o mercado secondhand cresce a cada dia, já que o reaproveitamento de roupas e tecidos é uma das maneiras mais eficazes de combater os excessos da indústria. Entretanto, precisamos parar de comprar peças novas em lojas por causa disso? Claro que não, gente!

Porém, quando se dá a oportunidade da moda literalmente circular, reaproveitar peças, tirar o que ficaria guardado e/ou descartado, pode minimizar os impactos, trazer mais sentido e mais diversidade. Muito se fala que comprar roupas, calçados e acessórios em segunda mão é uma situação sempre voltada para impactos ambientais, porém, você já parou para pensar o quanto isso pode ser também um impacto social e representativo?

A moda, para fazer sentido de verdade, precisa ser para todos. A moda circular tem o propósito com o meio ambiente, além da questão intrínseca do ser humano, de ter desejo por ter acesso a itens antes inacessíveis. O mercado de luxo ressignifica o secondhand para vintage, trazendo um olhar mais atraente aos produtos.E isso é o consumo consciente: moda circular, brechós ou secondhand são um mercado cheio de vantagens que aproxima mais as pessoas desse mundo da moda, muitas vezes visto como elitista. Ele traz a oportunidade de muitas pessoas terem acesso a peças “tendências”, peças que estão em “alta”, super estilosas, que por vezes, tinham preços mais elevados. Ele faz com que mais pessoas se sintam mais inseridas nessa realidade. Moda é isso: precisa ser para todos, dentro de cada realidade, porém sempre se pensando em alternativas para que mais pessoas possam ter escolhas e acesso.

Moda é expressão, comunicação, personalidade, estilo. É como você quer se posicionar para o mundo. Então, por que não ser de alguma forma mais acessível, consciente e mais sustentável?