Poucos dias antes de embarcar para os Estados Unidos para participar do Start Money & Business, Grace relembrou com a Persona sua jornada, destacando desafios e conquistas que houve ao longo do caminho.

– Foi na pandemia, mesmo com tantos anos no mercado financeiro, que fiquei muito impressionada com a falta de reservas financeiras da maioria das pessoas, independentemente da classe social delas – revela a educadora. Essa observação a levou a buscar uma maneira de ajudar as pessoas na raiz do problema: a falta de educação financeira. Assim, surgiu seu propósito de transformar vidas através do seu conhecimento.

Entretanto, Grace reconhece os desafios enfrentados nessa jornada:

– Quando falamos em dinheiro, também falamos em sentimentos, crenças e hábitos enraizados, e toda mudança traz certa resistência, mesmo inconsciente – afirma.

Com mais de 120 atendimentos realizados ao longo de três anos, ela destaca a necessidade de abordagens personalizadas para cada caso, utilizando sua experiência para identificar e adaptar estratégias conforme a necessidade de cada cliente. A educadora ressalta, ainda, a importância crucial da educação financeira em um mundo onde o acesso ao conhecimento é abundante, mas o número de endividados ainda é alarmante.

DE SANTA MARIA PARA O MUNDO

O reconhecimento internacional veio via um convite para palestrar nos Estados Unidos, originado de uma participação em um evento em São Paulo no ano passado.

– Eu fiz a minha transição de carreira com 51 anos, e muitas coisas aconteceram na minha vida profissional desde então. Me preparei, estudei, me desafiei, estou sempre em formação. E posso dizer que, quando chegou este convite, deu um frio na barriga, mas eu estava pronta. Estar palestrando nos EUA é uma honra e uma bênção. Não podemos deixar passar oportunidades, por isso precisamos estar sempre 'afiando o machado'. Nunca é tarde para vivermos nossos sonhos, nosso propósito de vida – celebra.

Grace adiantou à persona que sua fala no evento enfatizaria não só a importância do planejamento financeiro para o futuro, como também a de tomar decisões financeiras com sabedoria e inteligência emocional:

– Acredito que este evento vai despertar nas pessoas a conscientização da necessidade urgente de mudanças em nossas vidas, pois se as pessoas em um país de primeiro mundo estão querendo ouvir e aprender sobre planejamento financeiro, é porque elas já despertaram que precisamos nos preparar para os imprevistos e para o nosso futuro – ressalta.

Além de suas palestras e projetos educacionais, Grace também compartilha seu conhecimento por meio de matérias em jornais e revistas, de suas redes sociais e participando de podcasts. Como coautora do livro "Chega de dívidas" e com um projeto de outro em andamento, ela está constantemente buscando formas de impactar positivamente as vidas financeiras das pessoas. No ano passado, ela apresentou para Santa Maria e região, o Efinkids, uma metodologia de Educação Financeira com inteligência emocional para as escolas.

– Já estamos no Colégio G10, onde os jovens do ensino médio estão tendo a oportunidade de ter uma educação financeira com empreendedorismo. Além do Efinckids, também adquirimos outra franquia: a Health Money, uma empresa que possibilita ao empreendedor ou empresário terceirizar o financeiro e a gestão estratégica do seu negócio, de forma simples e segura – comenta.

Com determinação, paixão e compromisso com a educação financeira, essa santa-mariense continua a inspirar e capacitar pessoas ao redor do mundo, mostrando que o conhecimento é verdadeiramente o poder para transformar vidas.