Não é exagero dizer que Glaci Manteufel e sua filha Lizandra
Manteufel, as proprietárias da Enxovais e Cia, conhecem
cada fio do negócio no qual começaram a empreender há
mais de duas décadas. Trabalhar com marcas que oferecem
padrão de excelência e de qualidade, montar uma equipe
qualificada, fidelizar os clientes tanto pelos produtos quanto
pelo atendimento em loja e, é claro, trabalhar com aquilo que
amam fazem parte dos ingredientes de sucesso da empresa,
que completou 25 anos em novembro.
O aniversário foi comemorado com uma série de ações, como
promoções e um coquetel que reuniu a equipe e clientes.
– Foi uma tarde repleta de emoção, porque é muito bacana ter clientes
tão fiéis, que nos prestigiam no decorrer de todos esses anos. Algo muito
gratificante é termos clientes que estão conosco desde o início, então já
se criou uma relação com eles que é como a de uma família. Com os
funcionários também, temos pessoas que estão conosco há 14 anos,
então se criou a cultura de querer progredir todo mundo junto, e isso faz
toda a diferença. A nossa relação com os próprios fornecedores é ótima,
o que é muito importante, porque, antigamente, a cama, mesa e banho
ficava anos no mesmo estilo, agora não, existe uma série de tendências
a cada temporada, e a gente tem de acompanhar, por isso, compra-se
tudo com muita antecedência e dos melhores fornecedores – afirma
Lizandra.
A história da Enxovais e Cia começa com a do Santa Maria
Shopping, que também completou 25 anos em 2023. A ida para
lá, foi uma ação de Glaci, que já possuia alguma experiência no
comércio e resolveu abrir uma loja naquele que era o primeiro
grande empreendimento desse tipo na cidade.

– Comecei a gostar de vender muito cedo, mas o meu pai não deixava
(risos). Então, eu fui trabalhar em um escritório. Anos depois, já casada,
o meu marido foi transferido de cidade várias vezes, e eu trabalhei em
prefeituras, até que chegamos em um local em que o comércio era
bem pequeno. Resolvi colocar uma loja de artigos para presente: e deu
certo! Quando a gente veio para Santa Maria, começamos a pensar em
empreender de novo, até que um dia eu me dei conta de como adorava
coisas para casa, no mesmo momento em que o shopping estava
começando, então, achamos que era a oportunidade perfeita. No início,
pegamos uma loja pequena, depois, ampliamos e, desde 2006, nós
estamos aqui, no térreo do Calçadão – lembra Glaci.
Mais do que vender artigos de cama, mesa e banho, a equipe
oferece um atendimento que proporciona ao cliente tocar cada
peça, descobrindo as diferenças entre cada tipo de tecido,
auxiliando a identificar os itens indispensáveis para a rouparia,
a descobrir como uma boa dobra pode surpreender um hóspede
e como uma mesa decorada faz a diferença na hora de celebrar
com a família.
– A loja começou pequenininha, no segundo andar, mas ela foi crescendo,
porque a procura era grande. Todo mundo gosta de cuidar da casa, e, com
a pandemia, isso ficou ainda mais evidente, em função de que, cada vez
mais, isso se transformou em um ato de carinho tanto com quem mora
nela quanto com aqueles que nos visitam. O nosso cliente sabe que, além
de encontrar produtos de qualidade na nossa loja, o nosso atendimento é
especial. Ele sabe que o que ele compra aqui não vai dar bolinha, não vai
desfiar, que a toalha realmente absorve a umidade – afirma Lizandra.
Com uma trajetória de tanto sucesso, os planos para o futuro
da empresa são de qualificar ainda mais o espaço, para atender
melhor os clientes.
– Já recebemos várias propostas para mudarmos de endereço, mas
entendemos que o nosso espaço é aqui, até mesmo porque é uma
localização privilegiada. A gente pensa no futuro como uma constante
evolução, periodicamente a loja passa por uma mudança, seja nos
móveis, seja na fachada, trazendo sempre o melhor para o cliente –
explica Lizandra.
Se a receita para conquistar os clientes não é segredo,
resolvemos perguntar para mãe e filha qual a receita para a
dupla trabalhar junto com tanta afinidade. Glaci não esconde
o orgulho que tem pela filha ter conhecido desde o início o
negócio familiar. Já Lizandra, além da admiração pela mãe e
sua capacidade de empreender, atribui ao respeito às funções e
ao conhecimento uma da outra o fator chave para o equilíbrio:
– Uma respeita muito o espaço da outra, existem limites e existe uma
escuta que faz toda a diferença. A mãe criou a loja, ela teve a ideia, muitos
anos foi ela sozinha, então tem coisas que ela fala, e está falado (risos),
é preciso respeitar isso. Mas ela também oportuniza um espaço de escuta
muito importante, quando é a minha vez de apresentar aquilo que eu
conheço e quero trazer para a loja – conclui Lizandra.