O mês de agosto marca um momento muito importante para uma das entidades mais representativas de Santa Maria e região. A Câmara de Dirigentes Lojistas, que começou seu trabalho em prol da classe empreendedora do comércio da cidade em 28 de agosto de 1964, está celebrando 60 anos de atuação.
Desde sua primeira sede, uma pequena sala na Galeria Chami, até os dias atuais, muitas décadas de trabalho árduo se passaram. Para celebrar tantas conquistas, desde o ano passado, foi organizado um calendário de ações para não só comemorar com os associados, mas também envolver toda a comunidade nessa data tão especial.
– Completamos 60 anos destacando a força de nossa representatividade, o crescente número de ações e campanhas relevantes entregues aos nossos associados e ao comércio de nossa cidade, além da solidez financeira que garante o aumento de nossa capacidade de investimento e nossa sustentabilidade institucional – comenta o atual presidente da CDL, Márcio Rabelo.
Boa parte das atividades planejadas estava marcada para o mês de maio, quando uma enchente castigou o Estado. Em solidariedade às famílias afetadas pelo desastre, a CDL decidiu concentrar as comemorações de aniversário em agosto, cancelando as atividades previamente agendadas. Entre as iniciativas do "60 Anos de História(s)", destaca-se uma série documental que contará com a participação de figuras importantes da CDL Santa Maria, relatando histórias marcantes da trajetória da entidade, além de uma grande festa programada para o dia 30 de agosto, no salão nobre do Clube Dores.
Um dos grandes destaques da CDL ao longo dessas seis décadas é sua capacidade de se reinventar e se adaptar aos novos tempos. Um exemplo disso é a criação de novas campanhas de fomento, como “Natal Presente”, “A Loja Preferida da Minha Mãe”, e até a repaginação do Liquida Santa Maria, como forma de impulsionar as vendas do comércio local. Outro ponto importante é que a entidade buscou diversificar os serviços oferecidos aos associados, criando um portfólio variado para continuar desempenhando um papel crucial no cotidiano das empresas.
Além disso, nos últimos anos, a CDL estabeleceu um Núcleo de Comunicação, que opera internamente para produzir todo o seu conteúdo, com a expertise de pessoas que vivenciam diariamente a realidade da entidade. Foram implementadas novas iniciativas, como o Café com o Associado e o Business Networking, promovendo interação direta entre associados, subsidiadas integralmente pela entidade e seus parceiros, com o objetivo de apresentar o portfólio de serviços, fortalecer o vínculo associativo e impulsionar os negócios.
Após 60 anos, a CDL mantém seu propósito de trabalhar em prol da classe empreendedora. Muito desse trabalho se dá através da representatividade, lutando junto ao poder público de todas as esferas por iniciativas capazes de atrair investimentos, melhorar a competitividade do comércio local e proporcionar melhores condições de desenvolvimento econômico regional.
– Temos muito a agradecer aos nossos colaboradores, dirigentes e associados, responsáveis diretos por escrever cada capítulo desses 60 anos de nossa história. Aos nossos parceiros comerciais e a todos que, de maneira direta ou indireta, contribuíram para consolidar a CDL como uma das maiores e mais respeitadas entidades empresariais da região. Agradeço especialmente àqueles que acreditam no associativismo como uma ferramenta propulsora do desenvolvimento e, sobretudo, àqueles que escolheram a CDL Santa Maria como parceira e provedora de soluções para seus negócios – conclui Rabelo.