A Hüning Clínica do Olhar, uma das mais especializadas do país, celebra cinco anos em 2024. Sua história, no entanto, remonta a uma tradição de mais de 40 anos de dedicação de Lair Hüning à oftalmologia.

 
Quando Hüning abriu sua clínica em Três Passos, em 1984, nunca poderia imaginar que seus três filhos se apaixonariam pela área e transformariam a empresa familiar em uma das mais reconhecidas do mundo. Os filhos de Lair – Gustavo, 40 anos, Arthur, 37, e Affonso, 33 – cresceram imersos na profissão do pai. A influência dele e seu amor pela oftalmologia foram fundamentais para suas escolhas profissionais. – A oftalmologia é algo que permeia minha vida desde o começo. Crescemos, meus irmãos e eu, dentro dessa realidade, acompanhando de perto o trabalho de nosso pai – conta Arthur.

 
Gustavo é formado em medicina pela Puc/RS, com especialização em oftalmologia pela Puc/RIO e um Diploma de Especialista Superior em Oftalmologia pela ESASO, na Suíça. Ele também possui um MBA em Gestão Empresarial pela FGV e uma pós-graduação em Liderança Cirúrgica pela prestigiada Harvard Medical School. Sua especialidade inclui retina, catarata e trauma ocular. Arthur, por sua vez, é formado em medicina pela Ulbra, com residência em oftalmologia no Hospital Federal dos Servidores do Estado, no Rio de Janeiro, e decidiu se especializar em glaucoma. Affonso formou-se em medicina pela Ulbra e se especializou em oftalmologia por meio de residências e bolsas em instituições de prestígio no Brasil, abrangendo áreas como catarata, cirurgia refrativa, córnea e transplante de córnea.


Os últimos cinco anos da Hüning Clínica do Olhar foram marcados por grandes conquistas e desafios. Aberta em pleno início da pandemia, junto ao Complexo Hospitalar Astrogildo de Azevedo, o empreendimento passou por um significativo amadurecimento da equipe e a consolidação de um trabalho que começou há décadas.

 
– Esses cinco anos simbolizam um novo capítulo para a clínica, onde integramos tecnologia de ponta e modernizamos nosso atendimento. Nossa equipe é extremamente bem treinada e especializada em diferentes áreas da oftalmologia, o que nos permite oferecer um atendimento completo. Essa estrutura permite que atendamos desde casos de rotina, como consultas de correção visual, até cirurgias complexas e tratamentos para doenças como glaucoma e degeneração macular – afirma Arthur.

 
A Clínica ganhou até o apelido de “Disneylândia da Oftalmologia” por contar com os equipamentos que qualquer médico da área gostaria de ter à disposição. Os irmãos se divertem com a comparação e não escondem o orgulho de liderar uma clínica que investe pesado em tecnologia.


– Temos todos os “brinquedos” que garantem um diagnóstico preciso e um tratamento avançado, especialmente em casos de catarata, córnea, glaucoma e retina. A clínica oferece desde lentes premium trifocais até avaliações para cirurgias a laser, além de contar com tecnologia para o acompanhamento de condições complexas como ceratocone e diabetes ocular – explica Gustavo. – Nosso principal diferencial é a busca contínua pela excelência em técnicas e tratamentos de ponta, sempre atualizados com os avanços mais recentes da medicina. Além disso, nossa dedicação à pesquisa e à produção científica é reconhecida internacionalmente, com premiações recebidas em congressos de destaque nos últimos anos – complementa Affonso. Os valores que guiam a clínica – ciência, vanguarda e acolhimento – estão presentes em cada etapa do atendimento, garantindo que a experiência dos pacientes vá além do tratamento clínico e seja humanizada.

 
– O pioneirismo na área é uma característica de longa data da nossa família. Construímos o primeiro centro de pesquisa clínica e a primeira fundação oftalmológica do Estado. Mais recentemente, criamos o primeiro sistema de visualização 3D do hemisfério Sul para cirurgias oftalmológicas, um marco que colocou Santa Maria no mapa mundial da inovação em saúde ocular e nos trouxe uma série de reconhecimentos em eventos internacionais – conta Gustavo.


Os três irmãos são só elogios à oportunidade de trabalharem juntos na clínica. – Trabalhar entre irmãos é, sem dúvida, nosso ponto forte. Compartilhamos uma visão comum, o que facilita as decisões e o dia a dia da clínica. Me sinto extremamente privilegiado por poder trabalhar ao lado da minha família – afirma Arthur.

 
Segundo Gustavo, a relação deles é de confiança e respeito mútuo: – Além de nos identificarmos com valores como carinho pelo paciente, busca incessante por aperfeiçoamento e uma obsessão pela qualidade – diz Gustavo, que será um dos presidentes do Congresso Brasileiro de Catarata e Cirurgia Refrativa em São Paulo, este ano. – É uma honra e um privilégio, permitindo uma troca constante de conhecimentos e oferecendo um cuidado acolhedor e multidisciplinar aos pacientes – conclui Affonso.