No pôquer, existe uma jogada que todos sonham em conquistar: o Royal Flush, ou sequência real. Trata-se da mão mais alta e imbatível, formada pelas cartas mais poderosas de um mesmo naipe – Ás, Rei, Dama, Valete e Dez. Tão perfeita quanto rara, a probabilidade de alcançar um Royal Flush é de apenas 1 em quase 650 mil mãos jogadas. Não é à toa que esse momento se torna um marco para quem o vivencia, funcionando como uma metáfora sobre paciência, estratégia e a espera pelo alinhamento perfeito das condições para o sucesso.
Mas, e na vida? Vale a pena esperar indefinidamente pelas cartas ideais? Para Anderson Machado, consultor de investimentos (CEA), exímio jogador de pôquer e um dos fundadores da Associação Santa-mariense de Pôquer Residencial, essa é uma aposta arriscada demais. Ele acredita que, quem fica à espera da jogada perfeita, pode perder antes mesmo de entrar no jogo. Por isso, aprendeu desde cedo a traçar as melhores estratégias com as cartas que tem em mãos – e esse princípio, muito além das mesas de jogo, molda a maneira como ele enfrenta desafios e aproveita oportunidades na vida e nos negócios.
– Recebi educação financeira desde cedo, em casa. Meu pai nunca me deu dinheiro. Ele me recompensava pelo que eu conquistava. Eu era o campeão de notas altas no Ensino Fundamental porque, a cada nota boa que apresentava, ganhava dele um pequeno valor. Para ter dinheiro para as férias, desde os 6 anos lavava carros na revenda do meu tio. Meu pai sempre dizia: “Se você tem dinheiro, pode fazer; se não tem, espere.” Essa era a regra dele para tudo, e eu levei isso para a vida – lembra, com a voz carregada de saudade.
Neto, como era conhecido, morreu há 18 anos, de forma inesperada, enquanto a esposa de Anderson, Luciane Scremin Machado, estava grávida de sua primeira filha, Isadora.
– Foi o momento mais difícil da minha vida, mas também o que mais me ensinou. Ele foi meu maior mentor, não apenas sobre dinheiro, mas sobre como viver com responsabilidade e propósito. Suas lições me guiam até hoje, em cada decisão que tomo – afirma.
Reconhecido como especialista em educação financeira e investimentos, Anderson é referência em gestão de finanças. Com MBA em Planejamento Financeiro, especialista ANBIMA em investimentos em busca da certificação CFP internacional, ele compartilha seus conhecimentos através de uma consultoria personlalizada.
– Minha missão é transformar a relação das pessoas com o dinheiro, mostrando que o grande ganho está em equilibrar as finanças e viver com propósito, sem sacrificar o bem-estar e os valores essenciais. Eu sou muito rico, mas não por conta do dinheiro. Minhas maiores riquezas são minha esposa e meus filhos, Isadora, de 18 anos, e Henrique, de 9. O dinheiro, para mim, é apenas o resultado, nunca o objetivo. Decisões erradas, feitas em busca de prazeres imediatos, custam caro. Quanto tempo de vida você está disposto a dar para pagar por um prazer momentâneo? Se for muito tempo, você está assinando um contrato de escravidão – afirma.
No jogo da vida, o consultor sabe bem que o grande ganho não está no dinheiro acumulado, mas no que se pode construir: segurança, confiança e, sobretudo, conexões. Hoje, ele não apenas joga com as cartas que tem na mão, mas também ensina outros a investir com mais propósito.
O COMEÇO EM SANTA MARIA
Nascido em São Borja, Anderson cresceu assistindo ao pai trabalhar como vendedor. Foi com poucas fichas no bolso que se mudou para Santa Maria, determinado a estudar. Ele passou na Universidade Federal de Santa Maria para cursar Engenharia Mecânica, que frequentava durante o dia, e Administração, que estudava à noite.
Quando percebeu que o pai enfrentava dificuldades financeiras para sustentá-lo, Anderson decidiu pausar um dos cursos e se inscreveu em um programa de estágio em uma das empresas do grupo familiar Kisolda, atualmente Sul Ferramentas, Brasox e Santintas.
Com o falecimento do pai, sua relação com o proprietário da empresa, Bento Manzon, tornou-se ainda mais próxima, a ponto de Anderson ser convidado a se tornar sócio. – Eles me deram um percentual da empresa porque diziam que eu a cuidava como se fosse minha. Ali, percebi o verdadeiro valor da confiança e da gestão – diz.
Hoje, Anderson tem participação não apenas em uma das empresas do grupo, mas também é sócio da Musa Capital, uma empresa de consultoria de investimentos, e um dos proprietários do Viccino Ristorante. Ele gosta de ter em sua cartela não apenas bons clientes, mas também excelentes investimentos.
– Quando fui demitido para me tornar sócio da empresa, já tinha vários anos de casa e um bom saldo de FGTS. Foi com ele que dei os primeiros passos no mundo dos investimentos. Nunca toquei naquele montante e comecei a aprender sobre o mercado financeiro, entendendo as melhores formas de fazer aquele valor trabalhar a meu favor. Investir foi o que me deu o combustível para alcançar mais, me especializar e, mais tarde, ajudar outras pessoas a fazerem o mesmo com seus recursos. Foi uma virada de chave, e tudo se deu por acreditar que, mesmo nas adversidades, a estratégia correta pode transformar uma perda em um grande ganho – comenta.
E por falar nisso, no livro “O Grande Ganho”, publicado em 2020, Anderson revela a mentalidade e o método que o levaram a triunfar tanto na vida quanto no mercado financeiro, acumulando bem mais do que o primeiro milhão entre seus bens. Ele compartilha como as estratégias aprendidas na infância, com seu pai, e refinadas ao longo de sua trajetória foram fundamentais para conquistar o enriquecimento, não apenas material, mas também emocional e relacional. Ele enfatiza que o sucesso financeiro não se baseia em fórmulas mágicas, mas em disciplina, planejamento e clareza nos objetivos. Para Anderson, enriquecer significa construir uma base sólida de escolhas conscientes e conexões que fortaleçam a vida como um todo.
CONQUISTAS MUITO ALÉM DO MILHÃO
Quando alguém ensina como ganhar o primeiro milhão, a pergunta inevitável surge: “Será que ele já conquistou o seu?” No caso de Anderson Machado, a resposta não apenas é afirmativa, como também vai muito além. Ele não só ultrapassou a marca do milhão, como realizou o sonho de comprar uma casa própria em Itaara, um imóvel que hoje é altamente valorizado no mercado. O que realmente destaca o consultor não é apenas sua conquista financeira, mas o exemplo que construiu em família. Desde que ele e sua esposa, Luciane, se casaram, passaram a economizar R$ 100 por mês para os filhos, Isadora e Henrique. Com o tempo, conseguiram aumentar esse valor. Esse hábito, aparentemente simples, reflete uma filosofia de vida baseada na disciplina e no planejamento.
A prática da economia foi transmitida para seus filhos, mas de forma adaptada às suas idades. Para Henrique, o filho mais novo, Anderson usa metáforas com jogos para ensinar o valor dos juros compostos. – Ele gosta muito de jogos, então explico que cada dinheiro é um guerreiro e que a cada 100 guerreiros que ele mantém, gera outro guerreiro. Assim, o dinheiro vira um exército que vai aumentando dependendo das decisões que ele toma – explica.
Anderson e Luciane se conheceram de maneira inusitada, mas com um toque de destino. Quando ele se mudou para Santa Maria, seu tio trabalhava com a distribuição de erva- -mate, e Luciane trabalhava como degustadora. – Começamos a namorar, e logo percebi que ela era a mulher da minha vida. Casados desde 2001, eles têm uma parceria sólida que se estende do trabalho ao lar. Mesmo com suas diferenças, encontram equilíbrio, construindo uma rotina baseada no respeito e na complementaridade. – Ela é uma grande empreendedora e o meu braço direito – afirma.
A rotina de Anderson é cuidadosamente planejada, refletindo sua visão de que o tempo é o ativo mais valioso que temos. Ele acorda cedo, às 6h, e dedica três manhãs por semana à academia, buscando equilíbrio entre saúde física e mental. Após os treinos, mergulha em suas atividades profissionais, organizadas meticulosamente em checklists e agendas digitais. Ele valoriza cada minuto do dia, sempre buscando novas tecnologias que auxiliem na otimização de tarefas, para atender seus clientes com excelência.
''O dinheiro vai e vem, mas o tempo só vai. Ele é o bem mais precioso que temos. Por isso, uma gestão eficiente do tempo não apenas potencializa resultados, mas também me permite aproveitar momentos preciosos ao lado da família e dos amigos.''
Nas horas vagas, Anderson recarrega suas energias com atividades que aprecia. Ele valoriza encontros descontraídos com amigos, é um leitor ávido e faz viagens com Luciane e os filhos – momentos que considera essenciais para criar memórias e reforçar os laços afetivos. E, para quem acha que sua sociedade no Viccino Ristorante é apenas um investimento estratégico, vale destacar que Anderson é apaixonado por uma boa culinária e pelos melhores vinhos.
ORGULHO EM TRANSFORMAR VIDAS
Hoje, Anderson é muito mais do que um consultor. Ele é um estrategista que combina técnica, humanidade e visão a longo prazo. – Meus clientes não vêm até mim para aprender sobre ações ou fundos. Eles vêm para realizar projetos de vida – orgulha-se.
Com clientes espalhados por todo o Brasil, Anderson atende desde jovens médicos e advogados em início de carreira até empresários consolidados. Cada cliente traz um problema específico. – Já ajudei pessoas a saírem de situações financeiras críticas e outras a planejarem heranças. Meu trabalho é sempre encontrar a solução que melhor se encaixe em seus sonhos – argumenta.
Seu método, baseado em diagnósticos e planos personalizados, tem conquistado grande sucesso. Isso é evidente no nível de confiança que ele constrói com seus clientes. Um caso marcante foi o de uma cliente que sofria da síndrome da escassez, vivendo com medo constante de gastar dinheiro. – Após trabalhar com ela, mostrei que seu patrimônio era suficiente para toda a vida. Hoje, ela viaja, sorri e vive de verdade – comemora.
No fim das contas, a história de Anderson Machado, que começou lavando carros na revenda do tio, encontrou espaço como estagiário em uma empresa e depois se tornou sócio dela, é a de alguém que transformou até mesmo as perdas em lições valiosas. Hoje, ele inspira outros a fazerem o mesmo. Afinal, como gosta de repetir: ''O grande ganho está na forma como escolhemos viver e nos conectar com os outros.''