Há três anos, a educadora especial Camille Ancette precisou se reinventar. A nova fase profissional proporcionou que ela pudesse se dedicar, pela primeira vez, a uma área pela qual tem paixão: a consultoria de estilo e imagem. Com o passar do tempo, Camille tem se tornado uma referência na área e mostrado que ser especialista nela vai muito além da análise de coloração pessoal, tão em voga neste momento. Com mais de 600 atendimentos no currículo, ela defende a moda sustentável, e a faz através de análises de estilo cada vez mais personalizadas e conforme o objetivo de cada cliente. Essa trajetória de sucesso na área de consultoria de estilo e imagem começou há três anos, com uma transição de carreira. 


Como isso aconteceu? Eu tenho formação em Educação Especial, fiz especialização, fiz mestrado, mas, em 2019, vi-me desempregada, estava enviando currículos na minha área e não estava conseguindo vagas. Então, parei para pensar sobre o que eu gostava além da área de educação, e sempre gostei de moda, mas não queria fazer outra faculdade, pois tinha acabado de terminar o mestrado. Pesquisando, conheci a área de consultoria de imagem e achei muito interessante o trabalho, informei-me e fui buscar o primeiro curso, que era na área geral da consultoria de imagem; depois, fui fazendo outros cursos e me especializando. Comecei a divulgar meu trabalho no Instagram, e meus primeiros clientes foram amigos e familiares; depois, fui crescendo e conquistando o meu espaço.

Esse trabalho de auxiliar as pessoas no autoconhecimento é muito personalizado. Como ele funciona? Dentro da consultoria de imagem, temos a opção da consultoria de imagem completa, que trabalha o autoconhecimento, a autoestima e a confiança – é super personalizado, de acordo com a queixa de cada cliente. No pacote, há desde análise de estilo, objetivo de imagem, visagismo, personal shopper e análise de coloração pessoal, até montagem de looks. Então, se a pessoa está insegura em relação ao que quer comunicar, mudou de trabalho ou precisa de algo para dar um up na sua autoestima, o pacote irá suprir bastante a necessidade dela. Há, ainda, a opção de contratar os serviços individuais. Depois do “boom” da coloração pessoal, esse é o serviço mais procurado. Quais os caminhos para conquistar uma imagem mais assertiva? Se preocupando com ela. Cuidando bem dela. Muita gente pensa que a consultoria de imagem é futilidade, mas, hoje em dia, é a tua imagem que fala por ti, então, é preciso dar a ela a importância que merece. Esse teu trabalho traz resultados externos, mas ele também trabalha muitas questões internas. Como isso acontece? A gente trabalha o autoconhecimento, o olhar para si, então, é um processo interno bem profundo. Eu encaminho para as clientes um questionário – e elas sempre me dizem o quanto é difícil ter aquele momento de olhar para si para poder responder. Eu sempre brinco que, primeiro, a gente internaliza, para, depois, a gente externalizar. A gente só vai conseguir passar uma imagem segura se a gente estiver internamente bem resolvida com isso.


 Quais são as etapas ao longo desse trabalho? 

A consultoria completa envolve uma conversa para entender o que a cliente está buscando – para isso, eu envio o questionário, que deve ser respondido com dedicação. Isso, junto a exercícios de imagem, vai me ajudar a compreender o que a cliente quer. A partir daí, vou montar a estratégia de imagem dela. Depois, vem a coloração; o visagismo, que abrange o corte de cabelo, o formato de óculos, os brincos... e, então, há uma etapa de guardaroupa e finalizamos com a montagem de looks. A consultoria de imagem não é para te aprisionar, ela é personalizada, por isso, a pessoa não perde o seu estilo, há pessoas que não seguem certas tendências, certos estilos e está tudo bem. Consultoria de imagem vai muito além disso.