A 41a edição da Expoagas, a maior feira do setor supermercadista no Cone Sul, ocorreu de 20 a 22 de agosto no Centro de Eventos da Fiergs, em Porto Alegre, gerando R$ 704 milhões em negócios. O evento, promovido pela Associação Gaúcha de Supermercados (AGAS), reuniu 63 mil visitantes ao longo de três dias, marcando um crescimento de 8% em relação à edição anterior.

Com o tema "Superação é a nossa marca", em alusão à crise climática vivida no Estado, a feira contou com a presença de 496 expositores, que apresentaram cerca de 700 lançamentos de produtos, equipamentos e serviços. Destes, 96 eram micro e pequenas empresas, em sua maioria gaúchas, que aproveitaram a oportunidade para expor em estandes pré-montados a custos reduzidos. A AGAS, que organizou o evento, destacou a importância do apoio às pequenas empresas, que desempenham um papel crucial na economia local.

O presidente da AGAS, Antônio Cesa Longo, celebrou o sucesso da feira, enfatizando o impacto positivo na economia do Estado.
– Não é somente o valor arrecadado e o número de visitantes que nos anima. Sentimos nosso dever cumprido ao enxergar a economia do Estado girando, tanta mão de obra, tanta gente trabalhando e fazendo a economia girar, não só dentro da feira, mas também em tudo o que ela envolve fora dela. A feira, cada vez mais, é um sucesso, tanto que o evento do ano que vem já está todo projetado e 90% vendido – afirmou Longo.


Entre os expositores, destacaram-se empresas dos ramos de produtos de limpeza, alimentos e equipamentos para supermercados, que foram os grandes campeões de negócios nesta edição. A Farinha Maria Inês, tradicional empresa de Santa Maria, utilizou a Expoagas para fortalecer o relacionamento com os clientes.
– Um dos pontos positivos da feira é o contato com a marca. A nossa empresa foi fundada pelo meu avô, e aqui conseguimos estar mais perto do cliente, construir relacionamentos e ouvir sobre as suas necessidades – comentou Felipe Antoniazzi, representante da empresa.
Leila Dickow, da Dickow Alimentos, também destacou a importância da Expoagas para a projeção de sua marca, especialmente por ser a primeira participação da empresa no evento.

 
– A feira foi muito importante para nós. Estamos buscando sempre inovar, e a Expoagas foi uma experiência muito gratificante, principalmente por trazer a oportunidade de estreitarmos nossos contatos com os nossos clientes. Tivemos muitas visitações e queremos voltar no ano que vem – declarou Leila.


Além da geração de negócios, a Expoagas 2024 também teve um papel social relevante, integrando o projeto Ajuda Sul, destinado a apoiar a reconstrução do Estado após as cheias. Uma das iniciativas foi o ingresso solidário, em que a entidade dobrou as receitas das inscrições para destiná-las às doações. A convenção também contou com palestras magnas de personalidades como a jornalista Maju Coutinho e o
piloto Rubens Barrichello, que atraíram centenas de pessoas para a Arena do Conhecimento, estrutura provisória montada em função dos danos causados pelas cheias ao tradicional Teatro do Sesi.

Com o sucesso alcançado, a Expoagas 2024 reafirma sua posição como o principal evento do setor supermercadista no Cone Sul, proporcionando oportunidades valiosas para negócios e networking, e deixando um legado positivo para a economia gaúcha.
– Para nós é uma alegria trazer o Panifício Mallet para cá, porque ele é uma indústria gaúcha que está crescendo. Trazer Santa Maria para a feira e expandir a nossa atuação mostrando nossos pães, tortas e salgados congelados é muito bom não só para sermos mais conhecidos, mas também para fechar bons negócios – afirmou Gabriel Machado, do Panifício Mallet, empresa de Santa Maria que já conta com 210
colaboradores e produz mais de 480 toneladas por mês.