Sabe aquele meme: “Eu só acredito vendo! Eu vendo: Não acredito!”? Pois é, esta história é um desses casos. O maior criador de hambúrgueres da história mora aqui em Santa Maria. Recentemente, descobrimos essa informação e tivemos um batepapo incrível com o Chef John Yeti, responsável pela cozinha da Sierra Hamburgueria.

 
John, pode ser John? Precisa ser Chef?
Com certeza, John. É inacreditável e fascinante – daquelas histórias que, contando, ninguém acredita. 

Vamos fazer um suspense sobre o número de receitas, mas diga: como você conseguiu criar essa quantidade impressionante de hambúrgueres? O que te inspirou a seguir esse caminho?
Eu gostaria de dar uma resposta de revista ou programa de TV, mas a verdade é que comecei a gostar de cozinhar meio tarde, fugindo do miojo com molho de sachê. Logo percebi que tinha afinidade com temperos e sabores e facilidade em entendê-los. O hambúrguer é como uma tela em branco; ele me permite brincar com sabores, texturas e ingredientes. Criar algo novo é muito interessante, e ver a reação das pessoas ao experimentar algo que você criou é gratificante. Além disso, o hambúrguer é um prato que une as pessoas, e isso é muito especial.

 
Você tem alguma receita favorita?
Escolher uma só seria injusto, mas consigo pensar em umas quatro ou cinco. O LAB 100 foi especial, assim como o LAB 1. Teve uma edição com pão de queijo como pão da receita, que ficou incrível, e outra com bacon mergulhado em chocolate. Se me deixar falar, vou passar por cada uma delas! (risos)

 
Você mencionou a combinação de sabores, texturas e ingredientes. Qual é a fórmula para essa alquimia?
A chave é o equilíbrio entre os ingredientes. Por mais que você ame bacon, o hambúrguer não pode ter gosto só de bacon. É preciso analisar cada elemento. A cebola roxa, por exemplo, traz crocância, mas também um toque ardido. O segredo é equilíbrio, sempre – como tudo na vida. E, claro, de vez em quando você mergulha bacon em chocolate e é feliz.


E, afinal, existe um número oficial de receitas até hoje?
Há uns dois anos, um amigo perguntou se eu mantinha controle das receitas e disse que tinha certeza de que eu detinha o “recorde”. Sempre respondia para considerar o número da edição do LAB atual, mas não sabia o número exato. Agora, em uma festa de fim de ano, o pessoal resolveu verificar as redes sociais minhas e da Sierra e chegaram a 394 receitas registradas.

 
Isso além dos drinks, sobremesas, entradas, parrilla e pratos? 

Sim! Isso inclui apenas as receitas postadas nas redes. Fora os hambúrgueres que foram apenas lanches rápidos ou os que não deram certo e nem ganharam foto – e foram muitos! (risos) E quando teremos um LAB Revista Persona? Isso foi um convite?


A história de John Yeti é um prato cheio de criatividade e dedicação. Ele não só cria sabores, mas também momentos inesquecíveis que fazem de cada hambúrguer uma experiência única.