Ao longo desses treze anos de atuação, o escritório conquistou diversos prêmios, como os do Sinduscon e da CasaCor, participou de feiras em todo o país e desenvolveu projetos na Coreia do Sul e no Uruguai. No entanto, sua maior conquista é ser lembrada como uma empresa que se destaca pela criatividade, inovação e pela entrega de experiências verdadeiramente memoráveis aos clientes. 

— Treze anos é um tempo que, embora represente uma adolescência em termos de idade, reflete uma maturidade significativa e um legado de experiências que trago para o escritório por meio das minhas vivências internacionais. Busco sempre, em feiras e até em viagens de lazer, experiências em arquitetura. Me dedico a estudar mais sobre história, evolução, inovação e tecnologia, e assim trago essas referências para o escritório, compartilhando com os profissionais da Mowa. Temos uma cultura organizacional que promove várias imersões internas, não apenas comigo, mas também com profissionais externos contratados para nos oferecer cursos e nos qualificar, para que possamos apresentar aos nossos clientes a arquitetura que desejamos hoje e a que almejamos para o futuro. Dessa forma, mantemos um planejamento estratégico contínuo — explica o arquiteto Marcos Benedetti.


A celebração do aniversário está sendo marcada por eventos internos para os colaboradores do escritório e por ações sociais, parte do projeto de responsabilidade social da empresa, que incluem doações de sangue e alimentos. Além disso, o planejamento de inovações que serão lançadas em breve está em andamento, embora ainda mantenha sigilo, conforme indicado por Benedetti, fundador da empresa e figura central à sua frente.


A história da Mowa começou logo após Benedetti, uruguaio de origem, ter se mudado para Santa Maria para concluir seu curso, finalizar o mestrado em Engenharia Civil e Preservação Ambiental na UFSM e realizar uma especialização em Paisagismo. 

— Atuei como docente na ULBRA, e foram surgindo clientes que tornaram o escritório mais conhecido e consolidado. Inicialmente, levamos o nome de "Arquitectura", depois, adotamos a assinatura autoral "Marcos Benedetti Arquitectura". Em 2015, implementamos a marca Mowa, inspirada no idioma havaiano, que simboliza fluidez criativa com resultados sólidos. Desde que fundei o escritório, sempre busquei trazer a arquitetura para uma realidade a ser vivida, não apenas como um mero cenário. A cada ano, fomos incorporando mais conceitos nas residências e ajudando nosso público a entender que uma arquitetura de qualidade também deve ser funcional — conta Benedetti.


Ao longo de sua trajetória, o escritório recebeu diversos destaques e começou a se firmar em mostras importantes, como a CasaCor. 

— A CasaCor é uma marca consolidada internacionalmente. Ser um arquiteto selecionado e estar presente no Rio Grande do Sul é uma grande satisfação para nós, especialmente por termos trazido para Santa Maria o Prêmio Revelação — comemora Benedetti.


Durante esses 13 anos, muitos profissionais passaram pela Mowa Arquitectura. Para cada um deles, a proposta é aprender intensamente, estudar sempre e se qualificar cada vez mais em sua área de atuação. 

— Como docente, também formei muitas pessoas na ULBRA. Muitos deles foram nossos estagiários, depois se tornaram profissionais e arquitetos do escritório, nos acompanhando em suas diferentes etapas. Hoje, as pessoas que trabalham comigo têm diferentes níveis de atuação, e buscamos mantê-las em constante atualização. Sugerimos que incluam em sua pauta de estudos alguma pós-graduação. Assim, temos profissionais especializados em arquitetura comercial, vertical, paisagística, residencial e de interiores, cada um em seu nicho, pois atuamos em diferentes frentes — relata.


As áreas de atuação do escritório são diversas: urbanismo, residências, arquitetura completa, engenharia, acompanhamento e gestão de obras. O objetivo é, em cada uma delas, se aproximar do cliente e proporcionar um projeto único que reflita sua personalidade. 

— Desde as áreas sociais até as íntimas, passando por projetos comerciais e verticais, todos devem se atentar à questão humana. O ser humano precisa estar em constante conforto e se sentir bem dentro e fora dos espaços projetados pelo arquiteto. Por isso, valorizamos muito o diálogo com o cliente, trazendo-o para o projeto, conhecendo seus gostos e os momentos especiais que vive com a família, para projetar uma verdadeira experiência por meio da arquitetura — afirma.


Para um escritório que se destaca pela criatividade, a inovação é tratada como prioridade na Mowa. 

— Estamos sempre em busca de inovação e tecnologia, buscando ser pioneiros em alguma ferramenta. Hoje, trabalhamos com os softwares mais modernos do mercado para oferecer o que há de melhor aos nossos profissionais e clientes. Isso nos permite trazer ideias criativas, com repertório enriquecido por estudos, viagens, referências mundiais e muito treinamento — destaca.


Mais do que apenas celebrar mais um ano, a empresa comemora o sucesso de conquistar os clientes pela excelência de seu trabalho. 

— Estamos muito felizes com a experiência que proporcionamos. Nossa maior conquista é a qualidade do trabalho que entregamos aos clientes. Somos gratos a todo o Rio Grande do Sul por abraçar nosso trabalho, acreditar na Mowa Arquitectura e nos impulsionar a continuar crescendo. Para o futuro, estamos um pouco mais audaciosos. Em breve, teremos novidades sobre como apresentaremos nossa arquitetura. Por enquanto, essas são "surpresas", mas podem esperar boas novidades. Este é um momento de agradecimento a todos que apostaram, confiaram e apreciam nosso trabalho. Valorizamos cada cliente que faz parte dessa nossa jornada — conclui Benedetti.