Esta pergunta não tem uma resposta simples, depende de inúmeras variáveis. Casos variam muito a complexidade. Assim, casos menos complexos são mais rápidos. Normalmente, esses casos se tratam de pacientes jovens, com bom equilíbrio de crescimento facial e harmonia entre a maxila e mandíbula.  Esse também é o caso de adultos, de qualquer idade, quando o desarranjo estiver localizado na região dentoalveolar, e o maior problema for espaço para alinhar os dentes (dentes tortos com boa relação de oclusão).

Por outro lado, o tempo de tratamento pode se prolongar quando paciente tem desequilíbrio esquelético e se tornam necessárias grandes compensações para ajustar esse erro no desenvolvimento, como maxila ou mandíbula posicionada muito para frente ou para trás. Além disso,  opção por fechamento de espaços de dentes perdidos, tracionamento de dentes impactados, falta de colaboração do paciente no cuidado com aparelho e assiduidade no uso de acessórios removíveis, assim como na frequência das consultas de retorno, são fatores que prolongam o tempo de tratamento.

Por fim, o fator determinante, para o tempo de tratamento, será o planejamento adequado, com máximo de cuidado na biomecânica empregada, evitando a criação de novos problemas na busca das metas terapêuticas estabelecidas com o paciente e familiares e execução do máximo de ações simultaneamente.

 O tempo médio, para um tratamento ortodôntico, é de dois anos. Alguns casos podem levar um ano outros,  três. Todavia, outros até podem ser realizados em menos tempo, ao passo que outros podem demandar mais, depende da conjunção dos fatores já citados.

A experiência profissional contribui para uma melhor previsibilidade para cada caso. Pacientes adultos, normalmente, buscam tratamentos mais focados e com sistemas de alinhadores invisíveis. Nesse caso, o tempo médio de uso de aparelho diminuiu, variando de seis meses a um ano, por permitirem uma combinação de movimento desde o início do tratamento. Desse modo, essa é uma ótima alternativa para quem precisa melhorar o sorriso e desanima com o tempo de tratamento ou com a ideia de bráquetes colados nos dentes, sejam convencionais metálicos ou estéticos.

A nova era da Ortodontia é realidade, com tratamentos mais rápidos, com mais estética e conforto.

Sorriso é sinal de saúde e beleza. Sorria para a vida!