Provavelmente, se você precisasse falar sobre os elementos que compõem uma obra, pensaria em tijolos, cimento, telhas e outros materiais. Mas para a arquiteta Verena Bressan, 38 anos, o que compõe os espaços também são as histórias, as sensações e as memórias que se entrelaçam para formar o lugar onde vidas se desenrolam.

– A escolha pela arquitetura foi um desdobramento natural de uma paixão que sempre esteve presente em mim. Desde cedo, percebi que a arquitetura se conecta de forma profunda com meu propósito: contribuir para a história de vida das pessoas. A possibilidade de criar espaços que não apenas atendam às necessidades funcionais, mas que também toquem as emoções e as memórias, é o que realmente me motiva a seguir essa carreira – conta.

 
Nascida em Santiago, Verena mudou-se ainda criança para Itaqui, na fronteira oeste do estado, onde encontrou um profundo sentido de identidade. Casada há 19 anos com Reginaldo Petry e mãe de Helena, de 10 anos, Verena encontrou na família a base e o suporte para seguir seu propósito. – Minha jornada familiar é uma fonte constante de força e inspiração, e até mesmo de crença de que a arquitetura está conectada com o futuro das cidades – revela.

 
Formada pela Universidade Luterana do Brasil, em Santa Maria, desde 2012, Verena constrói sua trajetória com intensa dedicação, buscando criar espaços que vão além de atender a necessidades: emocionam, inspiram e transcendem o tempo.

 
Se para muitos a arquitetura parece apenas uma questão de estética ou funcionalidade, Verena a enxerga como uma arte que fala à alma. E é com esse olhar diferenciado que ela se destaca em um mercado que exige não só tecnicidade, mas também sensibilidade. – Nosso maior diferencial está na capacidade de conectar as pessoas aos espaços que habitam, transformando ambientes em lugares que criam memórias especiais – explica. 


Verena carrega um compromisso profundo e se dedica a entregar projetos que não apenas representam seu talento, mas também refletem as aspirações mais profundas de seus clientes. Esse olhar inovador e seu espírito determinado a levaram recentemente ao palco do evento Inoveação, em Gramado, um espaço de celebração de ideias e trajetórias inspiradoras. Há um ano, Verena estava na plateia, absorvendo cada ensinamento com olhos brilhantes e uma mente curiosa, buscando, talvez, o impulso que a levaria a um novo patamar em sua carreira. Apenas doze meses depois, sua trajetória empreendedora foi reconhecida, e ali, entre palestrantes renomados, ela pôde compartilhar sua própria história de superação e sucesso. – Foi uma experiência verdadeiramente enriquecedora e motivadora – comenta.

Para Verena, o empreendedorismo feminino é a expressão mais genuína de força e propósito.
– É acordar todos os dias com a missão de buscar o melhor para alcançar um propósito maior,
enquanto se ama o que se faz – afirma.
No universo de Verena Bressan, arquitetura e empreendedorismo são mais do que carreiras;
são vocações. E essas vocações fazem dela não apenas uma profissional de sucesso, mas

uma mulher que reflete em seus projetos aquilo que ela mesma se esforça para ser: um ponto
de conexão entre o mundo e as histórias que traz à vida em cada espaço que ajuda a criar.