No dia 19 de novembro, data que celebra o Dia do Empreendedorismo Feminino, a Nexen Medicina do Trabalho comemora também seis anos de trajetória. A empresa santa-mariense, fundada por Daniela Dornelles e seu marido, Luciano de Salles Juchem, é dedicada à saúde e segurança ocupacional em ambientes corporativos. Daniela vê nessa coincidência uma inspiração para continuar inovando e aprimorando o atendimento às empresas.
A Nexen se tornou uma referência em saúde ocupacional, refletindo o espírito empreendedor de Daniela, que acredita no impacto positivo da saúde do trabalhador para o sucesso das empresas. A Nexen cuida de todos os documentos ocupacionais exigidos pelos órgãos reguladores, como o Ministério do Trabalho, INSS, Receita Federal e Previdência. Contudo, seu diferencial é a ênfase na prevenção, orientando empresários quanto aos cuidados e ações necessários para promover a Saúde e Segurança no Trabalho.
Formada em Administração, ela assume a linha de frente na prospecção e atendimento aos clientes, sempre com uma visão estratégica sobre como saúde e segurança impactam a produtividade e o desempenho empresarial.
– Esses fatores influenciam diretamente os resultados financeiros. Nossa equipe oferece um olhar técnico e detalhado, essencial para criar um diferencial competitivo e garantir que as empresas estejam sempre dentro da legalidade – afirma.
Entre as características pessoais que ela considera fundamentais para empreender, destacam-se a escuta ativa e o olhar estratégico.
– Nossa empresa surgiu de uma oportunidade de mercado que identifiquei trabalhando em outra área. Percebi uma demanda reprimida e até mesmo insatisfação em relação à medicina do trabalho, e enxerguei um caminho para empreender com um serviço que atendesse essa necessidade das empresas que eu já atendia com outros serviços. Depois, me encantei pela área de saúde e segurança no trabalho e tudo que podemos fazer para ajudar na gestão de uma empresa, reduzindo custos e evitando vários problemas – explica.
Apaixonada por sua área de atuação e pelo empreendedorismo, Daniela observa, no entanto, que nem tudo é como muitos imaginam ao lançar um negócio.
– Muitas vezes, as pessoas romantizam o que é empreender, mas não tem nada de romântico. Exige muito estudo, é desafiador, difícil, e nem sempre é valorizado como deveria. Por isso, acredito que, por mais clichê que pareça, é essencial empreender em algo que realmente faça a diferença para alguém. Você vai investir tempo, dinheiro e energia no negócio, então precisa gostar muito e ter diferenciais no que faz – comenta.
O sucesso da Nexen e sua crescente presença em um mercado tão importante também são frutos de um processo de conscientização das empresas sobre a relevância do trabalho que realizam.
– Não é um serviço fácil, e acredito que por muito tempo foi banalizado. Então, é desafiador e, ao mesmo tempo, gratificante perceber que os empresários estão compreendendo a importância do nosso trabalho e que ele pode ajudar muito suas empresas.
A constante atualização das normas regulamentadoras e das resoluções técnicas em saúde e segurança do trabalho é outro desafio enfrentado por Daniela e sua equipe.
– As normas e resoluções estão sempre mudando, e precisamos estar constantemente revisando e estudando. Sempre fui muito curiosa, e acredito que grande parte do que aprendi antes de ter formação na área foi graças a essa curiosidade de aprender e entender um pouco de cada área. Esse é um desafio, mas também um incentivo para continuar estudando – conclui.