Quando se fala em publicidade em Santa Maria, Jaqueline Adams é uma referência para diferentes gerações. Natural de Taquara, a publicitária chegou aqui ainda na adolescência e se apaixonou pela cidade, escolhendo-a para viver e fundar a empresa que leva seu nome: a J. Adams Propaganda. Neste ano, a agência celebra três décadas mantendo em seu DNA o dinamismo, a energia e a busca pela inovação que definem sua fundadora.


A comemoração vai além de um marco corporativo: representa o reconhecimento de uma trajetória pessoal e profissional construída com visão, coragem e uma relação próxima com o empresariado local. Excelente redatora e com talento para as artes, Jaqueline cresceu em um ambiente repleto de estímulos. – Minha mãe era professora e trazia pilhas de livros para casa. Meu avô sempre me presenteava com caixas de lápis de cor. Eu lia de tudo, desde revistas femininas até clássicos da literatura – relembra.


Ainda jovem, ela decidiu que seu futuro estaria nas histórias que criava em sua mente. Inspirada por mulheres como a jornalista italiana Oriana Fallaci, ingressou na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) em 1978 para cursar Comunicação. No sexto semestre, escolheu a publicidade, onde encontrou seu caminho. Foi influenciada por professores que até hoje considera grandes mestres, como Rogério Lobato.

 
A carreira de Jaqueline decolou cedo. Trabalhou como estagiária na agência Rocha Lobato, participou de uma sociedade com uma amiga, atuou em Ijuí e, finalmente, decidiu fundar a J. Adams Propaganda em 1994. – Colocar meu nome na agência foi estratégico. Queria que as pessoas reconhecessem o trabalho e a reputação que eu havia construído ao longo dos anos – explica.


Atualmente, a J. Adams Propaganda é sinônimo de criatividade e eficiência, tendo marcado presença em campanhas de destaque em todo o Rio Grande do Sul. Contudo, as três décadas da agência foram acompanhadas de muitas mudanças, como a transição do analógico para o digital, que foi um divisor de águas. – Foi desafiador, mas essencial. Nós nos adaptamos para atender às novas demandas dos clientes e do mercado. A presença de jovens estagiários sempre ajudou nesse processo, trazendo novas ideias e nos mantendo conectados às transformações – conta.

 
Entre os maiores cases de sucesso da J. Adams está sua parceria com a Construtora Jobim, uma das maiores anunciantes do Estado. A campanha do empreendimento Espírio Santo, promovida pela agência, foi premiada como o melhor de 2024 pela ADVB-RS na área da construção civil de todo Rio Grande do Sul.

 
– Participar dessa história desde o início foi um privilégio. Transformamos a visão do cliente em uma comunicação poderosa, que ressoou no mercado e na comunidade. Nossa relação com o Gustavo Jobim vem de décadas. Ainda me lembro do dia em que ele, ainda jovem, chegou à porta da agência, desesperado porque queria colocar um anúncio naquele mesmo dia, mas o principal jornal local já havia encerrado o prazo de recebimento. Desde então, temos uma parceria e tanto — ressalta Jaqueline.

 
Hoje, a agência opera em modelo home office, uma mudança adotada durante a pandemia e mantida devido à eficiência e flexibilidade. A equipe é composta por talentos como Bruno Cirolini e Franklin Carvalho Neto, publicitários formados na UFSM. – Eles são o coração criativo da agência. Trabalhamos de forma colaborativa e ágil, sempre focados em manter a qualidade em cada entrega – ressalta Jaqueline.


Embora nascida em Taquara, Jaqueline tem uma relação especial com Santa Maria, cidade que adotou aos 15 anos. – A energia jovem e a constante renovação daqui me conquistaram. Santa Maria me deu tudo: minha formação, amigos e uma rede de apoio que sustenta minha trajetória – afirma.

 
Essa ligação também é refletida nos projetos desenvolvidos para instituições locais. A J. Adams é responsável por trabalhos especiais para o Clube Dores e empresas com impacto significativo na região, como a Agrimec.

 
– Tenho muito orgulho de trabalhar com marcas que representam a essência das pessoas que vivem aqui – comenta. Ao celebrar os 30 anos de sua agência, Jaqueline reflete sobre sua trajetória com serenidade e satisfação. – Construí minha vida com escolhas conscientes. Santa Maria me entregou mais do que eu poderia imaginar. Hoje, sinto que minha missão está cumprida, mas não pretendo parar. Enquanto houver criatividade e paixão, vou continuar – diz.

 
Com a J. Adams Propaganda, Jaqueline Adams não apenas criou campanhas publicitárias memoráveis, mas também uma ponte entre tradição e modernidade. Desde os primeiros clientes, como Uglione e Fóton Vestibulares, sua jornada inspiradora eleva a cidade ao protagonismo que merece no cenário publicitário.