No dinâmico mundo dos negócios, histórias bem-sucedidas sempre são motivo de inspiração para quem se aventura nessa área. De olho nessas pessoas tão cheias de experiências para compartilhar, o livro colaborativo “Negócio 360° - Tudo o que você precisa saber para transformar suas ideias em lucro”, lançado no mês passado pela Editora Gente, reuniu autores com ações e histórias de vida que fazem a diferença para quem empreende. Entre os autores que fazem parte da publicação está a diretora da empresa santa-mariense D’Línea Onne Design, Clarissa Rocha Daudt. A empresária contribuiu com um capítulo que reúne insights e experiências valiosas para o livro, praticamente um guia para empreendedores em todas as etapas de sua jornada.
– Sempre gostei de escrever. Tenho que estar sempre com papéis em
volta de mim porque, se tenho uma ideia, escrevo na mesma hora. Sempre
tive esse hábito de realmente fazer tudo escrito – conta Clarissa.
Essa paixão pela escrita se tornou ainda mais evidente no processo
de criação de seu capítulo para o livro colaborativo.
Nele, a autora revela boa parte das suas próprias experiências e o que chama de “10 passos para uma jornada de sucesso”.
– Um dos temas que abordo é a liderança estratégica
para atingir resultados, que foi um dos maiores desafios para mim. Foi
importante sair do operacional e focar mais no estratégico da minha empresa.
É fundamental ter um organograma eficiente para poder pensar
mais na estratégia – revela.
O lançamento oficial do livro ocorreu durante o Gramado Summit, já com o selo de best-seller devido à grande procura pela obra. Para Clarissa, essa conquista representa não apenas o sucesso de seu capítulo, mas também a realização de um sonho pessoal.
– Foi tudo muito fluido. O convite para escrever o capítulo surgiu através
da Fernanda Tochetto. Em uma reunião, comentei com ela que tinha o
sonho de escrever um livro, e ela contou que estava editando uma obra e
fez o convite para participar junto com os outros colegas. Na mesma hora,
já aceitei – comemora.
Clarissa não é apenas uma empreendedora de sucesso, ela também é membro do grupo Tittanium, uma comunidade de empresários e empreendedores comprometidos com o crescimento mútuo e o sucesso coletivo. O capítulo dela, intitulado “Liderança Estratégica para Atingir Resultados”, oferece uma visão íntima de sua jornada empreendedora, abordando temas como autoconhecimento, visão de futuro, gratidão e estratégia. Ela fala sobre suas estratégias, sobre como superou desafios, de erros que cometeu e de como age para alcançar o sucesso nos negócios, destacando a importância de uma liderança estratégica e eficaz.
– A experiência foi realmente maravilhosa, foi emocionante, em especial o
lançamento do livro. É um sonho realizado – afirma, com entusiasmo.
Ao falar sobre seus planos, Clarissa revela que ainda tem aspirações literárias bem especiais:
– Ainda penso em escrever um livro só meu, contando toda a minha história
e a minha jornada. Acredito que isso ajudará outros empresários,
assim como eu, que buscam inspiração e ideias – adianta.
A história de Clarissa serve de motivação para empreendedores, provando que ser um empreendedor de sucesso também é compartilhar experiências e buscar continuamente o aprendizado e crescimento.