Uma expressão bem conhecida diz que em time que está ganhando não se mexe. Mas, quando o cenário é a gastronomia, e não os gramados de futebol, as mudanças não só são corajosas, como também podem vir para marcar novos e bem-sucedidos ciclos. E foi pensando nisso que, após doze anos de uma trajetória marcante, o La Lupita, restaurante mexicano pioneiro em Santa Maria, encerrou suas atividades para dar lugar ao Lupi Bar y Brasa. O restaurante, que já está sendo carinhosamente conhecido como Lupi, abriu suas
portas em abril trazendo consigo não apenas um novo nome, mas uma nova experiência culinária.


Localizado na Rua Duque de Caxias, 1701, o Lupi Bar y Brasa funciona de terça a domingo, a partir das 19h, para oferecer aos clientes uma experiência única que combina o calor da brasa com a paixão pela gastronomia. Sob a direção do chef Tiago Mallet, o restaurante não apenas promete, mas já está entregando um cardápio repleto de novidades capazes de conquistar os paladares mais exigentes. 


Ao conversar com Tiago, percebe-se que sua jornada gastronômica vai muito além da simples elaboração de pratos. Para ele, cozinhar é uma forma de expressão, um ato de amor que envolve conhecimento e dedicação.

 
– Olhando minha trajetória ao longo de todos esses anos, tenho só
que agradecer à cidade, aos amigos e aos clientes por prestigiarem o
restaurante durante esse tempo. É uma sensação de dever cumprido.
Essa fase de transformação e de despedidas do mexicano e o início

de um novo projeto é emocionante porque lembramos de tudo o que
passou, da caminhada que não é fácil, do trabalho e da dedicação
nesses últimos 12 anos, mas era o momento de fechar um ciclo
e começar outro, tudo é fruto do amadurecimento e entender que
precisamos ir em busca de novos desafios na vida – afirma Tiago.

 
A reformulação do restaurante não foi apenas uma mudança de conceito, mas sim uma evolução natural e necessária.

 
– Cozinhar é afeto, é entrega! Fechar um ciclo faz parte do meu
amadurecimento profissional, faz parte da vida. Sair da zona de
conforto, começar de novo e poder entregar outros pratos é muito
gratificante – declara Tiago, revelando a essência por trás da
metamorfose do Lupi Bar y Brasa.

 
Com um cardápio pensado em cada detalhe, Tiago não poupou esforços para criar uma experiência diferenciada onde o fogo é o maior protagonista.

 
– O cardápio foi muito bem pensado. Estudei bastante para chegar
onde queria. A ideia é usar o fogo, porque não há parceria melhor do que
fogo e comida, já que o calor ressalta o sabor dos alimentos, interfere
na cor e na textura – explica o chef.

No Lupi Bar y Brasa, a inovação é uma constante. A ideia é ir trocando os pratos ao longo dos meses, mantendo o cardápio sempre fresco e surpreendente. Neste primeiro mês de atividades, entre os pratos que mais conquistaram quem foi apreciar o novo restaurante destaca-se o entrecot ao molho de mostarda. Além disso, os hambúrguerestambém já têm seu lugar especial no coração e no paladar dos frequentadores do Lupi. A parceria entre Tiago e sua esposa, a jornalista Kellen Caldas, adiciona ainda mais sabor à receita de sucesso do restaurante. Para eles, o restaurante é mais do que um negócio, é uma extensão de sua casa e de sua família. Aos poucos, o Lupi Bar y Brasa surge como um novo capítulo na história de Tiago em Santa Maria, prometendo encantar e surpreender os amantes da boa comida com sua combinação única de sabores e de paixão pela gastronomia.