O ponto alto das comemorações foi no dia 7 de outubro, data que marca a fundação da empresa em 1924. Muitos clientes podem ter se perguntado por que, naquele dia, as cinco lojas da rede localizadas no centro da cidade abriram suas portas uma hora mais tarde. Isso ocorreu porque, dentro de sua proposta de qualificar cada vez mais a equipe, a Eny realizou o treinamento “Fator UAU! Fidelizando clientes com a filosofia Disney”, ministrado por Cláudio Vicente para seus colaboradores. Ao longo do dia, os clientes foram recebidos com doces, espumantes e descontos especiais, e, à noite, houve uma missa na Catedral, seguida da apresentação do Coral Illumina.

A família Isaia também participou, no dia 11 de outubro, de uma grande festa para equipes e convidados, incluindo alguns dos maiores fabricantes de calçados do país, no Floratta, com animação da banda Rocksane. Durante o encontro, a Eny recebeu da CDL uma placa comemorativa, não só pelos seus 100 anos, mas  também por ser uma das empresas fundadoras da entidade.

Mas o grande presente de aniversário da Eny e da sua fundação para a nossa cidade veio em forma de música, cultura e arte. 

Vera Loca, Cristiano Quevedo, The Beatles no Acordeon, Marcello Caminha, Mauro Moraes, Magical Mistery, Daiane Diniz, Paola Matos, Tiane Tambara, Gisele Guimarães e a banda King Size Blues são alguns dos nomes que já se apresentaram no projeto Eny Cultura.

Além disso, projetos apoiados pela Fundação Eny, que, nesses 30 anos, já investiu mais de R$ 20 milhões em Santa Maria, proporcionaram diferentes ações em áreas como esportes em várias modalidades, como corrida, vôlei, beach tênis, handebol, cidadania, meio ambiente e cultura. Em 2024, são 19 projetos apoiados e 700 pessoas diretamente beneficiadas.

O projeto Vitrine Sonora levou para as janelas frontais e para o foyer do Theatro Treze de Maio apresentações de chorinho com Marina Montero e Hudson Garcia, canto latino com Tiane Tambara, Fabiano Ribeiro e Michel Wagner, e o Especial Cazuza com Lucas Pilla.

Na tarde do dia 20 de outubro, a Praça Saldanha Marinho foi movimentada pelo som de samba e choro, dedilhados pelas cordas de Gabriel Opitz e convidados, no coreto da Praça. Ainda este mês, Paulo Noronha apresentará o show “Fôlego” em um dos espaços públicos da cidade.

Em um ano tão importante para a empresa, como não poderia deixar de ser, a Eny deixou, mais uma vez, sua marca de integração com a comunidade e sinalizou projetos para continuar avançando muito além dos seus 100 anos.