E quanto a nós, mães e pais de hoje, quanto tempo nos dedicamos a sentar com nossos amigos para conversar? Com quem podemos contar para compartilhar nossas dificuldades, anseios e emoções que vêm à tona no dia a dia com os filhos? Esta jornada fica mais leve quando temos amigos próximos ou familiares presentes e atuantes, mas e quando não os temos? Quando mudamos de cidade e, de repente, nos vemos sem apoio?


É com muito orgulho que quero contar a vocês sobre uma rede de famílias que vem crescendo em nossa cidade. De maneira muito despretensiosa, em 2018, criei o grupo Criançando no WhatsApp, com o intuito de incentivar a troca de informações sobre atividades educacionais, esportivas e artísticas que pudessem contribuir para a formação das crianças. Com a pandemia e a redução dos eventos sociais, este grupo se adaptou, transformando-se em uma verdadeira rede de apoio, onde perguntas e solicitações são atendidas com uma velocidade que até dá inveja às nossas mães.


Somos uma comunidade com quase 400 famílias interessadas em promover infâncias mais saudáveis e plenas para seus filhos. Nele, variadas perguntas e respostas são diariamente compartilhadas, como solicitações de médicos, dentistas, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, psicólogos, professores particulares, babás, motoristas, locais para festas infantis, doceiras, recreacionistas, restaurantes com espaço kids, praças ao ar livre, programação cultural, enfim, uma infinidade de demandas que, se os pais precisassem buscar uma a uma, perderiam um tempo precioso que poderiam estar dedicando ao que mais amam: seus filhos.


Além de favorecer o melhor uso do tempo dos pais, me satisfaz ajudar no surgimento de uma cultura de colaboração em nossa cidade. A cada dia, um integrante que não se manifestava deixa sua opinião ou compartilha um contato solicitado. Isso me mostra que estou no caminho certo, promovendo esta roda de conversa virtual, na qual, embora não tenha um mate, circula muito calor humano e solidariedade. Quem ganha com isso? Todos nós, especialmente nossos filhos, que, além de bem cuidados e amados, também aprendem conosco a viver melhor em sociedade.

Já faz parte da nossa rede? Ela é sua também!


Por Luiza de Salles Juchem @criancandocomluizajuchem