Inicialmente, sabe-se que um contrato deve ser elaborado considerando o contexto do serviço ou produto oferecido para que se enquadre corretamente no seu negócio, além de que deve ser elaborado de maneira personalizada, observando a situação fática, razão pela qual copiar um contrato modelo da internet não é o ideal, eis que ele não apresenta as especificidades daquela relação contratual, que é única.
Nesse viés, um contrato genérico, baseado nos diversos modelos disponíveis na internet, pode trazer muita insegurança jurídica, à medida que podem gerar brechas, duplas interpretações e até mesmo não ter validade jurídica quando não observadas algumas formalidades exigidas.
Logo, o contrato e suas cláusulas devem concordar com a realidade da empresa ou da pessoa física que participa do negócio.
Dessa forma, o advogado é de suma importância para a elaboração das minutas contratuais, pois atuará na prevenção de erros, blindando o contrato, evitando problemas futuros, e, ainda, esclarecendo todas as consequências jurídicas que poderão surgir a partir daquele negócio e contrato.
Sendo assim, tanto para a elaboração quanto para a revisão de um contrato, busque seu advogado de confiança, para que ele possa observar qualquer inconsistência, lacuna ou contradição que passou despercebido, bem como se há cláusulas abusivas, cláusulas ambíguas e informações desatualizadas.