Muito conhecido no meio acadêmico da cidade pelo seu papel de empreendedor, atuando como gestor e professor da Uningá Eleva, o cirurgião-dentista Alan Binotto é um nome respeitado e amplamente reconhecido também no campo clínico da Odontologia, especialmente na área de Ortodontia.

A Ortodontia é uma especialidade que vai muito além de apenas alinhar dentes. Segundo Binotto, o diagnóstico e planejamento ortodôntico envolvem uma análise minuciosa da face do paciente, incluindo sua simetria, tipo de lábios, nariz, queixo, proporção da maxila com a mandíbula, entre outros aspectos, somados às características da oclusão.
– A Ortodontia é uma especialidade mágica, com um imenso poder de transformação e mudança, não só na face e nos dentes, mas também na qualidade de vida e na autoestima das pessoas. A intervenção precoce é muito importante, mas não há idade para quem se ama cuidar de si e compartilhar com todos ao redor um sorriso bonito e confiante. Mesmo com várias atribuições diferentes, a paixão pelo consultório e
pela Ortodontia continuam me encantando e me realizando profissionalmente – afirma Binotto.

Formado em Odontologia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) em 2003, o ortodontista tem especialização em Ortodontia, mestrado em Ensino Odontológico e doutorado em Ortodontia pela ULBRA, além de um MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getulio Vargas (FGV).

A trajetória de Binotto na Odontologia não foi fácil. Após sua graduação em 2003, ele se desafiou a buscar especialização em outras cidades, já que Santa Maria ainda não oferecia oportunidades de crescimento e desenvolvimento na área.
– Quando decidi fazer a pós-graduação, não existia nenhuma oportunidade de seguir estudando na área em Santa Maria. Então, primeiro, fiz um curso em Porto Alegre e, depois, fui estudar em Maringá, no Paraná, para me especializar em Ortodontia, já com o foco e sonho de transformar o sorriso, a face e a vida das pessoas. Foram quatro anos de estudos, dedicação e muito esforço, encarando muita estrada e
rodoviárias nessa longa jornada pelo desenvolvimento profissional. Como era recém-formado, tudo foi feito com muito sacrifício”, relembra Binotto.

A ATUAÇÃO NA BD ODONTOLOGIA AVANÇADA

 
Mas a vontade de continuar crescendo na área fez com que ele persistisse, conquistando oportunidades como uma mini-residência internacional. Em 2015, participou da terceira turma de Residência Clínica em Ancoragem Esquelética para Expansão Maxilar em adultos na Universidade da Califórnia (UCLA), em Los Angeles, nos Estados Unidos, um dos mais conceituados centros de ensino do mundo. Lá, adquiriu uma nova técnica recém-lançada que o tornou referência no assunto, recebendo pacientes encaminhados por colegas de diferentes regiões para terapia em Santa Maria, na BD Odontologia Avançada.

A BD é um centro de excelência em Odontologia localizado na Rua Alberto Pasqualini. O espaço clínico é compartilhado com outros profissionais de diferentes especialidades, oferecendo aos pacientes uma experiência completa, com excelência no atendimento e soluções individualizadas, mas construídas de maneira integrada e completa.

Binotto é o ortodontista da clínica, oferecendo tratamentos com as mais diversas ferramentas, desde os sistemas ortodônticos convencionais até os modernos alinhadores invisíveis, preferidos pelo público adulto. Binotto considera que o diagnóstico e planejamento são as principais premissas para o sucesso do tratamento, e a individualização e atenção a cada paciente, a seu problema, história, anseios e expectativas norteiam as ações clínicas na busca do melhor resultado, estético e funcional.

– Adoro o contato com o paciente e, como ortodontista, meu relacionamento acaba sendo mais duradouro. Construímos um laço que muitas vezes se transforma em amizade. É muito bom ver as crianças crescendo e os clientes em geral recuperando sua autoestima e voltando a sorrir com mais confiança e alegria”, comemora.

A soma de todas essas experiências acadêmicas e clínicas fez com que ele se tornasse um profissional diferenciado e que se realiza no consultório. – Mesmo com a rotina puxada de estudo e à frente da Uningá, como diretor, professor e coordenador da pós-graduação em Ortodontia aqui e em Pelotas, além de ser convidado para ministrar cursos e palestras em todo o país, nunca me afastei da atividade clínica. Sempre exerci essa atividade paralelamente aos estudos. Inclusive, vivi um período muito intenso de dedicação ao consultório e aos pacientes, atendendo em cinco locais diferentes, até no interior e em outros municípios, no período de 2006 a 2011. Antes de iniciar o mestrado, muita coisa aconteceu, e desde 2015 centralizo toda minha agenda clínica em um turno diário na BD Odontologia – conta.


O apoio para dar conta de tantas atividades com a qualidade que ele mesmo exige, segundo Binotto, vem principalmente da sua família.

– Meu pai, Valdemir Binotto, também foi dentista e militar. Quando ele passou para a reserva, se tornou meu grande parceiro. Minhas irmãs, Francine e Vanessa, contribuem com o meu trabalho como diretoras de Qualidade e do Centro Cultural e Idiomas, respectivamente, na Uningá. Minha mãe está sempre pronta para o que der e vier, e minha esposa, Luana Lima, e sua família estão ao meu lado desde o início da faculdade. Todos eles viveram todas essas etapas junto comigo e, com a chegada do nosso filho, Vitório, construímos um lar que é o meu equilíbrio pessoal e profissional – afirma.


Um dos problemas que Binotto trata com frequência na clínica é a protrusão dentária superior, conhecida popularmente como dentes para frente.
– Esse é um problema comum que pode afetar não apenas a estética, mas também a saúde e a autoestima dos pacientes. Além de aumentar o risco de fratura dentária no caso de queda, pode promover dificuldade de fechar passivamente a boca e gerar um perfil convexo que leva a apelidos maldosos, prejudicando a autoestima – esclarece.

Para Binotto, a Ortodontia não é apenas uma profissão, mas uma missão de vida, onde cada sorriso recuperado é uma vitória pessoal e profissional.
– Nada me faz mais feliz do que poder ajudar as pessoas a voltarem a sorrir com confiança. Adoro a frase que criei ainda na adolescência para um cartão de visita do meu pai, que resume todo nosso sentimento e paixão pela Odontologia: ‘Sorriso é sinal de saúde e beleza. Sorria para a vida! – conclui.