A história da ASL Perícias está profundamente ligada à trajetória pessoal de Angélica Scremin. Aos 17 anos, ela ingressou no mundo da contabilidade, trabalhando em escritórios enquanto cursava Ciências Contábeis. A virada na carreira veio com sua entrada no Exército Brasileiro como oficial técnica temporária, onde teve suas primeiras experiências práticas na área de perícia contábil.

 
– Foi no Exército que percebi a importância da perícia contábil, e essa experiência foi fundamental para o desenvolvimento das habilidades que hoje utilizo. Após o término do meu contrato no Exército, resolvi atuar na área de perícias contábeis, me inscrevi nos tribunais de Justiça do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina e, após alguns meses, vieram as primeiras nomeações. Há dois anos, resolvi abrir o primeiro escritório de Perícias Contábeis de Santa Maria e aqui estamos hoje, atuando em varas cíveis e do trabalho e fechando parcerias com vários escritórios de advocacia, prestando serviços de assistência técnica nos processos judiciais – conta Angélica.

O trabalho de uma perita contábil é essencial tanto em processos judiciais quanto extrajudiciais, pois auxilia as partes na tomada de decisão além de agilizar o processo judicial. Entre os serviços oferecidos pela empresa, destacam-se os cálculos periciais nas áreas financeira, trabalhista, contábil e tributária.

A ASL atua tanto como assistente técnico, contratada por uma das partes do processo, quanto como perita judicial, nomeada pelo juiz para emitir laudos e pareceres técnicos ou executar cálculos de acordo com sentenças já proferidas.


– A perícia contábil é um ramo peculiar da contabilidade, onde trabalhamos com fatos que já aconteceram, muitas vezes há anos.

Sempre que há alguma divergência patrimonial entre pessoas físicas ou jurídicas, cabe à perícia contábil apurar e atualizar os valores de direito de cada um. Por exemplo: um sócio que se retira de uma sociedade e não há um acordo entre as partes sobre o valor que lhe cabe. O perito analisa e calcula o valor que esse sócio tem direito. Outra situação ocorre em processos trabalhistas, onde são feitos cálculos em um sistema específico do tribunal do trabalho e apuramos o valor devido ao trabalhador de acordo com o que foi definido pelo juiz, ou com o que a parte está pleiteando, dependendo de nossa posição (perito judicial ou assistente técnico) – explica.

A equipe da ASL Perícias é composta por três profissionais fixos e dois colaboradores que atendem por demanda, garantindo flexibilidade e eficiência na entrega dos serviços.
– Cada trabalho que realizamos é único, exigindo dedicação, estudo e conhecimento – ressalta Angélica.

Quando uma empresa, advogado ou pessoa física contrata os serviços da ASL, o trabalho começa com uma análise detalhada das necessidades do cliente e das alternativas possíveis.
– Oferecemos um diagnóstico completo, com uma proposta de honorários transparente e prazos bem definidos, para que o cliente saiba exatamente o que esperar.

Com o objetivo de ampliar suas parcerias e se tornar referência em perícia contábil no centro do estado, a ASL Perícias planeja continuar investindo em conhecimento e inovação.
– Queremos ser reconhecidos pela nossa excelência técnica e pela capacidade de transformar números em histórias de sucesso – conclui.