Tornar o seu rosto a marca de seu empreendimento não é uma tarefa fácil. No entanto, há cerca de uma década, quando criou, despretensiosamente, a Bendita Semijoias, ainda de forma bem improvisada, em sua casa, Lisiane Mikalauscas não teve medo de, literalmente, dar a sua cara ao negócio. O que começou como uma oportunidade de estar mais perto dos três filhos – Marcela, Felipe e Júlia Mikalauscas – tornouse um empreendimento de tanto sucesso que virou uma referência para a cidade e região. Não é exagero afirmar que a personalidade empreendedora de Lisiane é um espelho para Júlia. Mãe e filha são sócias na Benta Shoes, um espaço para as apaixonadas por calçados que, em menos de meio ano de funcionamento, já conseguiu fidelizar um público muito especial e se tornar uma referência de marca única, elegante, clássica e impactante. – O empreendedorismo nasceu comigo, minha brincadeira preferida, quando pequena, era brincar de loja. Se fazia brigadeiros, queria vender.

Fazia bijuterias e queria vender. Sempre, ainda que inconscientemente, gostava de trabalhar com vendas – relembra Lisiane, que é natural de Júlio de Castilhos. Com a responsabilidade de ser mãe e pai do trio de filhos, ela atuou em diferentes tarefas antes de abrir a loja. Quando veio para Santa Maria, começou a trabalhar como corretora de imóveis, e deu tudo tão certo que, até hoje, há quem peça opinião para ela antes de fechar um negócio. – Também aprendi a fazer lingeries, mas não queria vender igual às que todos já vendiam. Então, aprendi a costurar, comprava tecidos, elásticos e fazia peças bem especiais. Eu vendia muito (risos). Contudo, eu comecei a ver muitas pessoas vendendo semijoias e pensei que poderia ser um bom negócio para poder dar conta de trabalhar e estar perto dos meus filhos, de modo a acompanhar o crescimento deles, como eu queria. Quando comecei, não sonhava em ter uma loja, muito menos imaginava tudo que conquistaria com a Bendita, mas também não foi fácil. Muitas vezes, trabalhava dia e noite – conta Lisiane.

A família, por sinal, é motivo de orgulho da empreendedora. – A Marcela se forma em Medicina no fim do ano, o Felipe está morando na Irlanda, e a Júlia encontrou o seu caminho com a Benta. Desse modo, eu não só criei os meus filhos, mas também os criei muito bem – emociona-se. Júlia, que se formou em Direito em 2020, afirma que vê na mãe um grande exemplo sobre o que é empreender e ser apaixonada pelo que faz. – Lembro que, quando a Marcela passou em Medicina, perguntou “e agora?”, e a mãe só respondeu que ela faria a faculdade. E passou a trabalhar ainda mais para realizar esse sonho dela. Quando eu comecei a falar em montar a Benta, tive esse mesmo apoio. Eu nunca tive vontade de advogar, pensava em fazer concurso público, mas veio a pandemia e se fechou muito o leque. Então, naquela época, a mãe me chamou para trabalhar com ela. Comecei a vender on-line, a tocar a Ventana, lojas de joias e bijuterias que tinhamos ali no BIG, e comecei a gostar de empreender – relembra Júlia. A prova de que o empreendedorismo está no DNA de mãe e filha é que, por ser uma apaixonada por calçados, Júlia percebeu haver uma oportunidade de negócio nesse segmento na cidade. – Nós já estávamos amadurecendo a ideia de abrir uma outra Bendita há algum tempo, em outra cidade. Porém, no ano passado, quando voltamos ao assunto de termos um empreendimento juntas, comentei faltarem mais opções de calçados na cidade. Sempre gostei de sapatos e falei para ela: “porque a gente não abre uma loja de sapatos?”. E, sabendo que ela também ama, já imaginei sua resposta. Assim, fiz uma pesquisa a respeito de marcas com as quais poderíamos trabalhar e como funcionava esse mercado. Oito meses após nossa primeira conversa, a Benta foi inaugurada – conta Júlia

Lisiane comentou que, no início, do mesmo modo como aconteceu com a Bendita, quando visitavam os showrooms para conhecerem os principais representantes e tendências, para elas era tudo novo, um verdadeiro universo a ser descoberto. – Quando comecei a Bendita, 10 anos atrás, fiz uma compra mínima e vendi tudo na primeira semana. Então, comecei a fazer compras a cada 15 dias, sempre comprando nos showrooms das fábricas. Hoje, os próprios representantes já nos procuram, nós construímos essa visão sólida acerca do nosso trabalho. Viajamos apenas para as principais feiras. Inclusive, eles nos consultam sobre o que pode ou não ter mais receptividade por parte das clientes antes de importar muitos produtos para o país. 

Aos poucos, esse é um movimento que vemos se repetir com a Benta, um sucesso muito grande dos produtos e uma excelente aceitação pelas nossas clientes – comemora Lisiane. Essa parceria, entre mãe e filha, não é uma novidade na família. Lisiane sempre teve, em sua mãe, uma figura muito presente e na qual também se espelha. – Minha mãe sempre foi muito presente, ela esteve perto quando tive meus três filhos, sempre me ajudou. Até hoje, o Felipe, por exemplo, está na Irlanda, e ela fala com ele todos os dias – conta Lisiane. Além do carinho pela mãe e pela a avó, Júlia carrega, no coração e na pele, um amor enorme pelo avô materno. – Meu avô foi um pai para mim. As histórias que as pessoas me contam expressam que ele foi sensacional na vida de todos nós – explica a jovem que tem o avô tatuado em um dos braços. Mais do que uma trajetória de sucesso, Lisiane e Júlia compartilham dias de muita dedicação a seus empreendimentos. Júlia, para montar o negócio, teve até de vender o carro, um esforço que, dia a dia, é recompensado. – Eu amo o que faço, estar aqui na loja. Quando tenho de ficar sem vir para cá, fico sem chão – afirma Lisiane. É evidente que, ao trabalharem com calçados e acessórios voltados ao público feminino, ambas são muito conectadas à moda. Justamente por isso, não abrem mão de compartilhar, com suas clientes e seguidoras, tanto nos perfis das lojas quanto nos particulares, muita informação a respeito de seus segmentos. – A moda precisa estar presente no nosso dia a dia, precisamos estar por dentro das tendências. Quando mostramos como podemos combinar um determinado modelo de sapato ou acessório, nossas clientes percebem como podem usá-los e surge essa curiosidade sobre esses produtos – explica Júlia. 

Recentemente, a dupla visitou um showroom em São Paulo, no qual teve a oportunidade de assistir a desfiles e estar em conexão com fornecedores e outros empreendedores de sucesso. – Ficou perceptível como todos que estão nesse meio precisam estar literalmente à frente de seus negócios, inclusive nas redes sociais, pois isso gera engajamento com a marca – complementa Lisiane. Com o sucesso de ambas as marcas, mãe e filha já têm bons e audaciosos planos para o futuro – Penso nas duas marcas crescendo muito, juntas, em um espaço muito maior, já que, como ambas são voltadas ao feminino, as duas se complementam. Vejo um futuro realmente de muito crescimento – conclui Júlia.