A Universidade Franciscana, instituição que pode ser considerada um dos embriões do Ensino Superior em Santa Maria, completou os seus primeiros 5 anos enquanto universidade, com muitos dados a comemorar. Presente nos principais rankings de excelência de ensino, produção científica e atuação acadêmica, a UFN é, atualmente, a melhor universidade privada da região e a quarta melhor universidade comunitária do Rio Grande do Sul, assumindo a quinta posição entre as universidades católicas do Brasil. Recentemente, no Ranking do Conceito Preliminar de Curso (CPC), divulgado pelo Ministério da Educação, o curso de Design se destacou como o melhor do Brasil; seguido pelo curso de Filosofia, que figura na segunda posição nacional; e os cursos de Pedagogia, considerado o terceiro melhor ao nível nacional, e de Matemática, que está no TOP 5 dos melhores cursos.

 Desde a sua origem, com a Faculdade Imaculada Conceição (FIC) e a Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora Medianeira (Facem), a Universidade Franciscana sempre teve uma relação muito próxima com Santa Maria e se preocupou com a questão educacional da cidade. – Em 1955, quando a FIC surgiu, havia uma necessidade premente, para essa região, de formação de bons professores. 


Depois, quando surgiu o Curso de Medicina, que deu origem à UFSM, havia a necessidade de profissionais de enfermagem na cidade, e a formação de professores e enfermeiros foi a origem da nossa universidade. Naquela época, muitas irmãs eram enfermeiras, formadas em Porto Alegre, outras tantas foram fazer especializações, inclusive nos Estados Unidos – lembra a reitora da instituição, Irmã Irani Rupolo. Para a reitora, a UFN, cada vez mais, coloca-se como uma das melhores universidades do Rio Grande do Sul e segue cumprindo a sua missão, a mesma de quando a instituição surgiu, em 1955: formar professores e incentivar a educação. 


– Estamos conquistando um crescimento contínuo em qualidade, formando professores nas áreas de ciências e matemática, letras e humanas, ciências de saúde e nanociência. A formação de professores é uma trajetória sem a qual a humanidade não se desenvolve. As sociedades precisam estar muito atentas à importância da educação: ela é o caminho da evolução humana, da melhoria das relações, da evolução econômica, do posicionamento político, da melhor qualificação do trabalho. É pela educação que se alcançam esses níveis – afirma a reitora.

Universidade Franciscana: Sinônimo De Educação De Qualidade