Há exatos 40 anos, o casal Sônia e Marco Antônio Reghelin (foto ao lado) deu um passo muito importante para o nascimento de uma das empresas que até hoje é uma das mais respeitadas de Santa Maria. A Ótica Santamariense carrega não apenas o nome relacionado à cidade, mas também a vontade de crescer nela e com ela.

 
– Carregar esse nome sempre foi um orgulho para nós, fomos
acompanhando o crescimento, evoluindo com o mercado óptico, a
cidade e as evoluções tecnológicas, tanto que várias vezes, em feiras
e eventos do nosso ramo, escutamos “essa é a primeira máquina
ou equipamento vendido na cidade” ou mesmo no Estado. Inclusive,
fomos pioneiros em equipamentos como a Impresionist 4, uma máquina
alemã premiada mundialmente, que faz a tomada de medidas, sendo a
primeira instalada no Brasil. Isso nos enche de satisfação: gostamos de
tecnologia e de sermos pioneiros – afirma o gerente administrativo
da empresa, Adriano Saldanha.

 
Uma das curiosidades dessa trajetória da Ótica Santamariense, que atualmente conta com quatro lojas em Santa Maria, é que, quando decidiram, abrir a empresa, Sônia e Marco Antônio tinham certeza do ramo em que iriam atuar. Foi em uma conversa com amigos que foi levantada a possibilidade de uma empresa na área da saúde. A ideia de uma ótica não foi descartada por pouco, afinal, tratava-se de um negócio complexo e com concorrência de empresas já consolidadas no mercado de Santa Maria.

 
– Entendemos que precisávamos de uma assessoria especializada, pois estávamos ingressando em um universo pouco conhecido para nós. Foi contratado para trabalhar na empresa, então, um óptico especializado, entramos em contato com os oftalmologistas da época, para saber quais dificuldades eles tinham com seus pacientes em adaptação com os óculos e tipo de lentes que costumavam prescrever a seus pacientes. Isso foi muito importante, pois conseguimos entender melhor o segmento e também compreendemos que deveríamos ser somente ótica especializada em confecção de lentes, armações e solares – conta.

Num mercado onde muitas empresas do ramo fecharam as portas, para se consolidar a ponto de chegar a quatro décadas e cheia de vontade de continuar crescendo e inovando, a receita de sucesso da Ótica Santamariense envolve investimentos,pioneirismo e parcerias.

 
– No final da década de 1980, estavam chegando ao mercado as lentes
orgânicas, mais leves em relação às antigas lentes de cristal (vidro),
mas com muita desconfiança. Era um produto novo, sobre o qual ainda
não havia muita informação, e era necessária a troca do maquinário
antigo do laboratório, ou seja, um alto investimento. Mas apostamos
nessa troca e fomos pioneiros na compra de estoque do produto desta
empresa, que, inclusive, após acertamos a compra, ficamos sabendo
que iria ter uma propaganda do produto ao nível nacional com o Chico
Anísio, no auge de sua carreira. Aquele foi o pontapé inicial para nosso
posicionamento no mercado ótico de Santa Maria, daí em diante,
sempre trabalhamos com empresas de ponta, tanto em tecnologia de
lentes, como em armações e óculos de sol, assim como em atualização
permanente do nosso laboratório, de máquinas para tomada das
medidas, conexão e interatividade com a indústria mundial de lentes
– afirma.


Ao longo dos anos, foram sendo criadas estratégias e construídas parcerias, sem perder o foco da qualidade tanto de produtos como de serviços.

 
– Mas os nossos principais parceiros são os nossos clientes, deixamos
claro para nossos colaboradores e fornecedores que o nosso maior
patrimônio é esse: o nosso cliente. Mesmo com toda mudança
tecnológica, as redes sociais, as plataformas digitais... nós somos
pessoas que gostamos de pessoas. Nossos clientes são amigos.
Atendemos famílias inteiras, avós, pais, filhos e netos, isso é motivador,
é indescritível quando falam para nós algo como “meus pais só fazem
óculos aqui na Ótica Santamariense”, ou “eu sempre fiz aqui, e agora é
a vez do meu filho”, isso é gratificante para a empresa – comemora.
A primeira loja foi aberta em 1983, na Rua do Acampamento.
Depois, a ótica foi se consolidando, até que chegou a segunda
unidade, no Calçadão Salvador Isaia. Não muito tempo
depois, foi aberta a terceira ótica, na Avenida Presidente
Vargas, e, hoje em dia, ela conta com mais uma filial também
no Calçadão.

 
– Atualmente, a empresa é uma das poucas do Brasil que conta com
equipamento de tomada de medidas dos maiores fabricantes de lentes
do mundo, o que possibilita fazer lentes exclusivas das marcas alemãs
Zeiss e Rodenstock, mundialmente reconhecidas pela qualidade e
tecnologia, e da japonesa Hoya.

 
A Ótica Santamariense também se associou a uma cooperativa espanhola de óticas, buscando novos fornecedores, principalmente na linha premium.

 
– Com isso, começamos a trabalhar com algumas linhas exclusivas na
cidade, trouxemos grifes e tecnologia de materiais – e nossos clientes
adoram esses produtos exclusivos. Com isso, tentamos nos destacar
pela qualidade, pela agilidade e pela seriedade. Hoje, por exemplo,
estamos na busca de nos destacarmos em lentes para o controle do
avanço da miopia – revela.

 
Outra inovação foi quando, no período da pandemia, a Ótica Santamariense deu início aos atendimentos a domicílio para os clientes. Deu tão certo que o serviço foi mantido, para poder contemplar as pessoas com dificuldade de mobilidade ou que tenham necessidade do atendimento em casa por
outros motivos.

 
– Em 2022, reinauguramos uma das nossas lojas do Calçadão,
passamos para outro endereço no próprio espaço. Uma loja mais ampla
e com a condição de acomodar melhor nossos clientes. Foi a loja com o
primeiro espaço Kids de ótica de Santa Maria. Isso foi outra conquista
para nós. Nosso espaço físico estava limitado, e já tínhamos pensando
em uma melhor organização, por isso, fizemos a troca e conseguimos,
também, melhorar nosso espaço de laboratório, já pensando em uma
ampliação dele para o futuro – adianta.

 
A chegada dos 40 anos também vem com muitas novidades para os clientes. A Ótica Santamariense está realizando a maior campanha de vendas e descontos da história da empresa.

 
– São 40 anos, e isso é para poucos. Por isso, entendemos que a melhor
maneira de retribuir aos nossos clientes será essa grande campanha,
que expressa a nossa gratidão por estarem conosco nestas quatro
décadas – conta o gerente.

 
Além de comemorar o aniversário, a empresa está em um momento de planejar seu futuro, para chegar ainda mais longe:

 
– Não queremos parar por aqui, então, estamos desenvolvendo e
traçando as novas estratégias para os próximos anos. Quem sabe
alcançar novos horizontes... Somos uma empresa local, somos santamarienses,
queremos nos consolidar cada vez mais neste mercado
e, quem sabe, marcarmos mais presença nesta cidade, que é nossa
inspiração.