Há alguns anos, o sucesso dos alunos de uma escola de idiomas de Santa Maria, nas principais certificações internacionais, como TOEFL, Cambridge e IELTS, tem chamado a atenção. Enquanto para muitos estudantes passar em um desses testes é uma verdadeira odisseia, para quem faz aulas na Study English, alcançar um bom resultado parece um caminho natural.

Responder ao que está fazendo essa escola, com DNA santa-mariense, destacar-se tanto mesmo em meio a um mercado competitivo, no qual existem franquias gigantes, certamente é mais fácil do que obter uma boa nota nesses exames. Não se trata de nenhuma fórmula mágica, mas sim de um trabalho bem estruturado, que oferece inovação, sem se esquecer do respeito ao tempo, à idade, ao nível e aos objetivos de cada aluno.

A Study surgiu há 15 anos, a partir da experiência profissional do professor Ptolomeu Palma, proprietário e diretor da escola. Sem muitos rodeios, o professor Pyta, como é conhecido, conta que decidiu dar aulas por conta, em casa, porque entendia que poderia obter melhores resultados do que vinha colhendo com métodos de escolas convencionais.

Professor de inglês com quase 30 anos em salas de aula do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, Pyta, reconhecido pelo seu espírito empreendedor e suas ideias inovadoras, recomeçou, naquela época, como boa parte dos professores que decidem empreender: em casa, com poucos alunos e acreditando que tinha todas as condições para criar uma metodologia inovadora que os ajudasse a aprender com mais qualidade.

Quando percebi, um aluno foi chamando o outro, e já existiam alunos demais para a minha casa. Assim, abri uma sala, participei de cursos às vezes como palestrante, estudei o mercado brasileiro e internacional de escolas de inglês, aprendi sobre várias metodologias, fui contratando professores e nos transformamos em uma escola. Não queria que a Study fosse mais uma franquia, queria uma escola genuinamente santa-mariense, a qual compreendesse o público e as necessidades daqui e que, ao mesmo tempo, oferecesse a qualidade e as certificações das melhores escolas internacionais. Ao longo dos últimos 10 anos temos incentivado nossos alunos a prestar exames internacionais, e hoje temos o selo de qualidade da Cambridge University Press — comemora.

Legenda da foto do Pyta com a placa de Cambridge: Cambridge Educational Partner é um programa da Cambridge University Press e uma distinção dada a escolas de excelência. Em 2022, as notas dos alunos Study superaram a média mundial entre escolas de inglês. 

Atualmente, a Study English, que tem a sua sede em um prédio de três andares na esquina das ruas Tuiuti e Serafim Valandro, conta com 15 professores, a maioria deles de Santa Maria, no entanto, alguns de outras cidades do Brasil e até de fora do país. Uma das exigências aos professores é a formação em Letras ou Pedagogia e a atualização profissional constante. Além da formação, os professores são incentivados a ter certificado de inglês avançado da Universidade de Cambridge, condição que torna a escola referência em qualidade internacional. A equipe tem encontros pedagógicos semanais e treinamentos com consultorias educacionais de São Paulo para aprimorar constantemente suas habilidades de ensino. 

uma série de metodologias no mercado, algumas prometem milagres, como inglês fluente em 12 meses ou oferecem turmas multinível, mas que não tem comprovação científica de sua eficácia. Qualidade é um atributo capital para nós. Os pais precisam ter certeza de que o investimento que fazem em educação trará os resultados desejados, e nós conseguimos comprovar isso, somos uma escola local, reconhecida pelos resultados de nossos alunos em exames internacionais — afirma Pyta.

Existem duas questões que chamam a atenção na metodologia da Study. A primeira delas é que os materiais didáticos são Cambridge, com a mesma qualidade de escolas internacionais e também utilizados pelos nossos estudantes, quando saem para intercâmbio. A outra são os testes realizados anualmente com os alunos. Em 2022, a Study English recebeu o selo de parceira educacional da Cambridge University Press, e ainda neste mesmo ano, tornou-se um Centro Preparatório autorizado para exames de Cambridge. Essas conquistas asseguram a excelência de ensino da instituição.

Todos os anos, testamos nossos alunos nos exames mais difíceis e exigentes do mundo como TOEFL, Cambridge, IELTS como parte de nosso programa de qualidade. No ano passado, os avaliadores de Cambridge vieram para cá, testaram nossos alunos, e os resultados foram superiores aos de escolas brasileiras e de escolas internacionais. Então, ter em Santa Maria uma instituição que aprova 100% dos estudantes em exames internacionais, dá uma certeza aos pais de que seus filhos estão aprendendo de verdade — explica Pyta. 

A pandemia foi um momento muito desafiador para a Study English. Por conta do fechamento das escolas, cresceram as aulas on-line, o que fez com que o professor/empreendor transformasse sua metodologia presencial em um curso on-line. Isso se provou um sucesso, uma vez que a escola conquistou alunos em todo o Brasil e fora dele, em países como Europa, Estados Unidos e China. — Os alunos adultos, em sua maioria, preferem estudar online. Além disso, temos alunos de fora do país que preferem estudar conosco por conta da qualidade internacional aliada a um preço atrativo. Com a metodologia certa, profissionais competentes e os alunos sendo organizados da maneira correta, eles percebem que temos uma entrega diferenciada, com resultados mais eficientes.

Em se tratando de crianças e adolescentes, de 4 a 17 anos, a escola oferece uma vantagem e tanto. Além do inglês, elas ganham a oportunidade de participar do curso de Robótica, Programação e Games da CódigoKid, a maior franquia de ensino de tecnologia para crianças e adolescentes, mais uma novidade que a Study trouxe para o mercado de Santa Maria.

Na maior parte das vezes, as crianças saem da aula de inglês, entram na robótica e seguem falando inglês. Isso, por sua vez, é uma grande vantagem para os pais, que conseguem deixar os filhos duas tardes inteiras aprendendo inglês e tecnologia ao mesmo tempo — destaca Pyta. 

Atualmente, a Study English vem se destacando pelas suas inovações bem-sucedidas. Uma delas é o programa Express que oferece 12 meses ininterruptos de aulas e, ainda, dois intensivos. Esse formato garante uma carga horária significativamente maior do que a das escolas convencionais, que levariam até três anos para abordar o mesmo conteúdo ministrado pela Study.

Além disso, foi lançado um aplicativo inovador com diversas vantagens para aqueles que desejam aprimorar suas habilidades em inglês de maneira flexível. O aplicativo avalia o nível de inglês do aluno e com base nessa avaliação, disponibiliza centenas de exercícios interativos, garantindo um aprendizado personalizado. A nota que o aluno recebe aparece em um ranking em relação aos colegas, o que o estimula a estudar mais. 

Estamos sempre investindo em novidades e buscando o melhor para os nossos alunos — conclui Pyta.