Há pouco mais de duas décadas, o contador Giuliano Pinheiro Vendrusculo, 52 anos, tomou uma decisão arriscada. Deixou de lado o emprego estável em um dos maiores grupos da cidade, o qual garantia uma boa vida financeira, para empreender. Foi naquela época que os sócios e ele fundaram a Impacto, empresa multiprofissional focada na contabilidade gerencial. Ao nos receber na nova sede da empresa, inaugurada há poucos meses, na Rua Osvaldo Aranha, no bairro Nossa Senhora de Lourdes, Vendrusculo não escondeu o orgulho do espaço, que agregou ainda mais qualidade ao cotidiano dos cerca de 60 colaboradores e, também, aos clientes. – O que sinto são dois sentimentos.

O primeiro é a satisfação de ver que aquilo que planejamos, há 22 anos, deu certo, que hoje temos uma sede nova, com clientes que respeitam a nossa forma de atuação. Além disso, temos mais de 60 colaboradores fazendo parte da nossa equipe. O outro sentimento é de que precisamos e queremos nos reinventar, crescer mais. O maior desafio é enxergar as novas variáveis do mercado, as novas necessidades dele e continuar essa caminhada – afirma Vendrusculo. A impacto nasceu como uma sociedade.


 Além de Vendrusculo, naquela época, já fazia parte da empresa Artur Cavalheiro dos Santos, que se mantém na Impacto até hoje. A eles, somaram se outros quatro sócios: Tiago Tonetto, Maria Eugenia Marche, Rafaela Prado Lizzi e Fabiane Machado. Todos são focados em médias e grandes empresas e, também, no agronegócio de Santa Maria e região. Além da sede na cidade, atualmente, a empresa conta com uma filial em Santiago. Em um momento profissional único, Vendrusculo completa esse ano 33 anos da formatura em Ciências Contábeis pela UFSM. Depois de uma pós-graduação em Gestão Empresarial, agora ele é mestrando em Sucessão Familiar pela Universidade Autônoma de Lisboa. Lá se vão quase quatro décadas desde que ele chegou em Santa Maria, vindo de Faxinal do Soturno, para estudar na FOTO: FILIPE SCHAURICH cidade.


A paixão pela contabilidade, por sinal, começou na cidade vizinha a Santa Maria, onde sua mãe, dona Silesia Pinheiro Vendrusculo, 80 anos, tinha um pequeno negócio. – A minha mãe era empreendedora, e meu pai, Valdomiro Vendrusculo, 82 anos, que é mais conhecido como Miro, era funcionário público. Então, fui criado em um meio que, ao mesmo tempo, incentivava-me a arriscar e a buscar um equilíbrio. Isso foi fundamental para a minha construção enquanto empreendedor – afirma Vendrusculo.

 A essência familiar é algo que se destaca quando fala a respeito da esposa, a professora Miriam Kifer, e sobre o filho, Lorenzo. – Eu tive a sorte de encontrar uma grande parceira, a qual me ajudou a crescer. Esse sucesso, hoje, para mim, é uma construção, e eu tenho a felicidade de ter essa parceira ao meu lado, o que é fundamental – afirma Vendrusculo. Vendrusculo divide sua atuação profissional entre a docência na Fadisma e FGV, e as empresas em que têm sociedade. Além da Impacto, ele é um dos sócios da Grupo Guapo Sucessão de Negócios Familiares, ao lado de Marcio Weiler e, também, do Grupo Diário. – Quando montamos a Impacto, percebi que a crise é um sinal de oportunidade e sempre levei isso muito a sério. Os momentos de maior dificuldade pelos quais já passei sempre me fizeram ter decisões importantes.

 Quando tive Covid, em 2021, por exemplo, vivi um momento de muito medo diante do desconhecido, mas de grande autoconhecimento. Quando meu filho ficou internado por dez dias, com Tuberculose, a minha fé – que já é algo muito presente – reforçou-se ainda mais. Então, tenho muito forte comigo essas bases da família, do empreendedorismo e da fé. No contexto atual, a minha busca é pelo equilíbrio entre a vida empresarial, familiar e a vida espiritual – afirma